2 Detidos e 3 identificados por burla qualificada

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, ontem, pelas 14h00, na Rua Voz do Operário, em Lisboa, procedeu à detenção em flagrante delito de 2 homens, com 24 e 33 anos idades, pelo crime de burla qualificada.

Os detidos para concretizarem os seus intentos abordam os transeuntes e aliciam-nos com a venda de um telemóvel “Smartphone” a baixo preço. Após o pagamento criam forma de pegar no telemóvel trocando-o por um azulejo envolto numa bolsa idêntica aquela que reveste o verdadeiro. A bolsa onde se encontra o azulejo está apertada dificultando a sua abertura o que faculta aos suspeitos o tempo necessário para se colocarem em fuga, atuando normalmente em grupos, havendo nalguns casos laços familiares.

Na sua posse foi encontrado o dinheiro da burla, que haviam acabado de concretizar assim como azulejos, bolsas e telemóveis.

Além dos detidos foram ainda intercetados, naquela zona, mais dois homens na posse de azulejos, bolsas e telemóveis, em tudo idênticos aos apreendidos o que leva a considerar que também eles se dedicavam ao mesmo ilícito, tendo sido constituídos arguidos e todo o material apreendido. Após diligências efetuadas conseguiu-se identificar um terceiro cúmplice que atuou com os detidos durante uma burla no passado sábado, com igual modo de atuação. 

Foi possível relacionar os cinco suspeitos com diversas outras burlas com o mesmo modo de atuação, e nalguns casos com outros suspeitos também referenciados pela prática deste tipo de ilícito. 

Foram apreendidos na posse dos suspeitos os seguintes objectos:
  • 4 Telemóveis que se supõem serem réplicas das marcas que apresentam;
  • 22 Azulejos com tamanho e forma equivalente aos telemóveis;
  • 36 Bolsas pretas de tecido; e
  • 240 Euros em notas do BCE.

O dinheiro apreendido foi devolvido ao seu legítimo proprietário.

Os detidos e identificados já têm antecedentes pelo mesmo tipo de ilícito, e estão a ser presentes no Tribunal de Instrução Criminal, para 1.º Interrogatório Judicial e aplicação das respetivas medidas de coação.

Comentários