PSP e AVIS juntos no combate à sinistralidade infantil

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP e a AVIS Portugal uniram esforços para contribuir para uma redução do número de atropelamentos que ocorrem anualmente dentro das localidades.

Entre 2010 e 2012, mais de 80% dos atropelamentos de crianças em Lisboa ocorreram a 500 metros ou menos de uma escola pública do concelho, revela o Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa, sendo que mais de metade das vítimas mortais nas estradas, no escalão etário até aos 14 anos, resulta de acidentes dentro das localidades, segundo um estudo da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Acresce a estes factos que o período onde se regista maior número de incidentes verifica-se entre as 8h e as 9 horas e entre as 17h e as 19 horas, o que coincide com os horários de entrada e saída das escolas. Com o objetivo de contribuir para a segurança das nossas crianças. PSP e Avis Portugal estarão no próximo dia 20 de novembro na Escola Básica do 1º Ciclo Teixeira de Pascoais, na freguesia de Alvalade em Lisboa, entre as 08h30 e as 11h.

A ação inclui sessões de esclarecimento em sala, da responsabilidade da PSP, para cerca de 94 crianças. Para além disso, PSP e Avis vão distribuir às mais de 300 crianças da escola uma peça inovadora, desenvolvida por designers portugueses. A Stop Bag é uma pequena bolsa (12 cm), de onde sai um sinal de STOP que as crianças deverão utilizar sempre que atravessam uma passadeira. Este sinal é feito em material refletor, que permite que seja visto mesmo durante a noite, garantindo uma perfeita visibilidade.

Esta iniciativa surge como complemento às operações continuamente desenvolvidas pelo COMETLIS, com especial enfoque na prevenção da sinistralidade rodoviária junto a estabelecimentos de ensino.

Comentários