9 Detidos pela prática do crime de roubo

Aos oito dias de novembro de 2014, pelas 01h40, na Rua das Janelas Verde, Freguesia da Estrela, a 4ª Divisão Policial efetuou a detenção de nove homens com idades compreendidas entre os 16 e os 47 anos de idade, pela prática do crime de roubo.

Dois elementos policiais alertados por três vítimas de roubo prontamente intersetaram, em ato seguido, dois suspeitos que foram reconhecidos cabalmente pelos mesmos que se encontravam na viatura policial. 

O segundo carro patrulha que tentava identificar os restantes elementos do grupo de suspeitos, cerca de 400metros adiante, na mesma artéria e volvidos cerca de dez minutos, localizou os restantes sete suspeitos a rodear uma quarta vítima. Estes ao avistarem a viatura policial, encetaram fuga, não tendo logrado os seus intentos perante a prontidão policial, acabando por ser conduzidos à esquadra.

Melhor escrutinada a situação apurou-se o seguinte:
  1. Os nove detidos em comunhão de esforços efetuaram um roubo a três lesados (dois jovens com 16anos e outro com 18anos), subtraindo-lhes um telemóvel, duas palhetas musicais, um isqueiro e dinheiro;
  2. Sete daqueles primeiros adiantaram-se dos primeiros dois intersetados e cometeram o mesmo ilícito contra um jovem de 24 anos, arremessando a carteira do mesmo para o solo quando vislumbraram a PSP;
  3. Na posse dos suspeitos foram encontrados todos os bens subtraídos que foram restituídos aos legítimos proprietários;
  4. Atuavam em grupo numeroso, ostentando um comportamento violento, pediam tabaco às vítimas e rodeavam-nas, começando a ameaça-las e a agredi-las até subtraírem os bens às mesmas.
  5. A maioria dos detidos já tinha antecedentes pela prática deste tipo de crime, tendo inclusive três dos arguidos sido detidos no transato dia 04.11.2014.

Foram presentes no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa onde foram submetidos a 1ºInterrogatório Judicial, sendo-lhes aplicadas as seguintes medidas de coação:
  1. A quatro dos detidos foi aplicada Prisão Preventiva 
  2. Aos restantes cinco foram aplicadas apresentações diárias, sendo aplicada ainda a proibição de entrar em Lisboa.

Quando sair à noite a PSP aconselha: não ande sozinho na rua; não circule por artérias de fraca luminosidade e pouco amplas; não ostente bens materiais de elevado valor patrimonial. A segurança começa em si!

Comentários