Sporting Club de Portugal Vs. Futebol Clube do Porto

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP informa que amanhã, pelas 20h30, no Estádio Alvalade XXI, vai realizar-se o encontro de futebol entre as equipas Sporting Clube de Portugal e o Futebol Clube do Porto, a contar para 6ª Jornada da primeira Liga, época 2014/2015.

Segundo a legislação nacional em vigor este jogo é considerado de “risco elevado” e espera-se uma lotação de cerca de 35.000 espectadores, sendo a grande maioria adepta do Sporting.

A hora oficial de abertura das portas ao público será às 18h30, no entanto, a PSP iniciará o policiamento durante o período da manha, de forma a garantir a segurança de todos os espectadores e intervenientes no jogo e também a regularização do trânsito nas imediações do Estádio.

Haverá, desde a manhã, um acentuado rigor na fiscalização dos estacionamentos irregulares, procurando que a circulação viária se faça com a fluidez possível, não havendo restrições ao trânsito, a não ser em situações pontuais de deslocação das equipas e claques.

A todo o momento faremos a monitorização dos fluxos de trânsito bem como da movimentação de adeptos, essencialmente, aqueles que são considerados de risco. Sendo que, através de um dispositivo de segurança, a PSP fará o acompanhamento das claques do Porto desde o local de estacionamento dos autocarros até ao estádio. 

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP destacou, para este encontro, um contingente policial entendido como adequado às circunstâncias. Destes, estarão presentes diversas valências da PSP, tais como: efetivos da Divisão Policial da área em patrulhamento apeado, auto e à civil, Equipas de Intervenção Rápida, Divisão de Investigação Criminal, Divisão de Trânsito, a Unidade Metropolitana de Informações Desportivas e Unidade Especial de Polícia.

A principal missão da PSP é garantir a segurança de pessoas e bens, quer no interior, quer no exterior e imediações do complexo desportivo, prevenindo furtos a pessoas, de e em automóveis, roubos, venda ilegal de bilhetes e quaisquer alterações da ordem pública, principalmente no que diz respeito a rivalidades entre claques e adeptos das equipas. 

A PSP relembra que, segundo a legislação em vigor, é crime, nomeadamente:
  • A distribuição e venda de títulos de ingresso falsos ou irregulares;
  • A prática de dano qualificado em transporte público, instalação ou equipamento utilizado pelo público;
  • Participação em rixa na deslocação para ou do espetáculo desportivo;
  • O arremesso, no recinto desportivo, de quaisquer objetos ou produto líquido;
  • A entrada não autorizada de qualquer pessoa na área de competição (relvado);
  • Ofensas à integridade física atuando em grupo.

Por fim, a PSP aconselha:
  • Todos os adeptos a se deslocarem para o Estádio de transportes públicos, evitando trazer as suas viaturas para as imediações do Estádio;
  • Todos os adeptos a chegarem com antecedência, contando com as filas e com os procedimentos de segurança, e
  • No caso de serem utilizadas viaturas próprias, ao estacionamento em parques vigiados.
  • Os adeptos do Futebol Clube do Porto que não se deslocam enquadrados e trazem adereços, a juntarem-se ao dispositivo de segurança, nas imediações do Instituto Ricardo Jorge, a partir da 18h00. 

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP conta com a colaboração do público, no sentido do mesmo mediar conflitos e comunicar à Polícia ocorrências anormais que possam pôr em causa o sucesso do evento. Mais uma vez se realça, no sentido de tranquilizar todos os cidadãos, que a PSP está convicta que todas as medidas foram tomadas, no sentido do evento não ser visto como um problema de segurança, mas sim como uma festa de convivência saudável entre todos os participantes.

Comentários