Homem detido por falsificação e venda de viaturas

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, procedeu ontem, em Lisboa, à detenção de um homem com 31 anos de idade e à identificação de um outro, com 28 anos, por suspeita de falsificação de matrículas de viaturas e respetivos documentos. 

Os suspeitos, alugavam viaturas automóveis topo de gama e, de seguida, procuravam, em artérias da cidade de Lisboa e de Cascais, viaturas que correspondessem às mesmas características, das quais recolhiam os dados identificativos, nomeadamente os números de chassis e de matrícula.

Posteriormente, através de meios informáticos produziam autocolantes com o número de chassis recolhido e colocavam-nos na viatura alugada, com matrículas falsas.

Na posse da viatura já com os dados identificativos alterados e com o documento único em nome de um dos suspeitos, a mesma era comercializada através de contatos pessoais, feitos junto de stands de viaturas que as adquiriam julgando estar realizar um negócio lícito.

Os suspeitos, desde há algum tempo a esta data, terão alugado e procedido à falsificação de mais de uma dezena de viaturas, lesando as empresas de aluguer em mais de €300.000,00, conseguindo apropriar-se de valor equivalente resultante da venda das mesmas.

No decorrer de diligências efetuadas, foi apreendido o seguinte material:
  • Uma viatura;
  • Quatro telemóveis;
  • Uma pen-drive com informações sobre os ilícitos;
  • Dois computadores portáteis e;
  • Várias chaves e documentos de viaturas;
O detido está a ser presente no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa para 1.º Interrogatório Judicial e aplicação da respetiva medida de coação.

Comentários