“1 Detido pelo crime de burla qualificada”

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, ontem, pelas 16H00, na Praça do Chile, em Lisboa, procedeu à detenção de um homem, de 39 anos de idade, por crime de burla agravada.

O suspeito, que conhecia a vítima desde criança, aproveitando-se da sua especial vulnerabilidade, trata-se de uma pessoa particularmente indefesa, em razão de uma deficiência psíquica, ludibriou-a com promessas amorosas, fazendo-a a crer que seria seu namorado, lesou-a em mais de 5.000 euros, resultantes de cinco empréstimos bancários, efetuados em várias superfícies comerciais e contraídos para a aquisição de material informático e eletrodomésticos e ainda em levantamentos e transferências bancárias.

Além do prejuízo causado, efetuou também um contrato de fidelização com uma operadora de telecomunicações, em nome da vítima, tendo para o efeito falsificado a assinatura.

O material adquirido, com recurso aos empréstimos, foi vendido pelo suspeito a terceiros, muitos deles familiares e vizinhos, tendo, na sua maioria, sido recuperado pelos polícias e entregues à vítima. Foram ainda recuperados e entregues à lesada 400 euros em numerário, que o suspeito havia utilizado para pagamento de uma consulta a um guru espiritual.

O suspeito, a quem não é conhecida qualquer atividade laboral, é indiciado em mais de três dezenas de outros processos de burla, perpetuados em vários pontos do território nacional, afigurando-se que fará deste tipo de comportamento o seu modo de vida, aproveitando-se da vulnerabilidade das suas vítimas para, de uma forma ardilosa, ludibriá-las e assim conseguir benefícios patrimoniais.

Grande parte destas burlas foi desencadeada por recursos a sites de compras on-line, onde o suspeito colocava falsos anúncios de emprego, alguns deles para postos de trabalho em refeitórios de hospitais públicos. A este propósito acresce referir que, nestas situações, o suspeito muitas vezes recorreu a cúmplices que, fazendo-se passar por contabilistas ou por pessoas da empresa que estaria a recrutar os trabalhadores, transmitiam uma maior credibilidade aos lesados. 

O suspeito é ainda referenciado em vários casos de burla relacionada com o arrendamento de habitações, também elas divulgadas em sites de compras on-line, onde, a título de caução, recebia o dinheiro e as vítimas nunca mais o conseguiam contactar. 

As situações relatadas ocorreram em Faro, Seixal, Loures, Leiria, Amadora, Porto, Sintra, Lisboa e Évora, facto que demonstra a habilidade do burlão, agora detido.

O detido está a ser presente no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa para 1.º interrogatório judicial e aplicação da respetiva medida de coação. 

Lisboa, 11 de agosto de 2014



Comentários