DETIDO POR TRÁFICO DE ESTUPEFACIENTES

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Cascais, no dia 24 de julho, pelas 15h15, junto ao Bairro da Torre, em Cascais, procedeu à detenção em flagrante delito, de um homem de 63 anos de idade, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes, na vertente da venda direta aos consumidores. A detenção resultou na sequência de uma ação de prevenção e repressão criminal ao tráfico/consumo de estupefacientes na área de Cascais.

O suspeito, já amplamente referenciado por esta Polícia pela prática de crimes de idêntica natureza foi detetado a conduzir a sua viatura e a dirigir-se a uma mulher, aparentando ser consumidora de estupefacientes, que se encontrava na via pública e a qual mostrava sinais evidentes de nervosismo, indiciadores de que poderíamos estar perante uma entrega de estupefaciente. Em virtude dos polícias afetos à investigação criminal estarem estrategicamente colocados, puderam verificar o suspeito, em flagrante delito a proceder à venda direta de um produto suspeito de ser estupefaciente à suspeita. Perante a ilicitude do ato, os investigadores avançaram para uma abordagem policial aos mesmos.

Durante a abordagem o suspeito tentou pôr-se em fuga na viatura que conduzia, embora sem sucesso, graças à pronta e enérgica intervenção dos elementos policiais. De referir, que após à abordagem constatou-se que o suspeito no veículo que conduzia e durante todo o ato ilícito, fazia-se acompanhar de um menor de 12 anos de idade, o qual era seu neto. 

A mulher de 43 anos de idade, também foi intercetada na abordagem policial e foi encontrada na sua posse cocaína em quantidade diminuta para consumo, pelo que foi elaborado o consequente Auto de Ocorrência.

Na sequência da detenção foi ainda efetuada uma busca domiciliária à residência do visado, em Cascais, e foram efetuadas duas buscas ao interior de dois veículos propriedade do detido e que esta polícia apreendeu. A viatura automóvel ligeiro de passageiros (gama média) em que o suspeito se fazia transportar foi apreendida por ter sido utilizada no transporte de produto estupefaciente com o propósito do tráfico. Foi igualmente apreendido um veículo ligeiro de mercadorias, em virtude de no seu interior ter sido encontrado produto estupefaciente com destino ao tráfico, bem como um moinho de café com vestígios de ter no seu interior produto suspeito de ser estupefaciente.

Em resultado da operação desencadeada, os elementos policiais apreenderam o seguinte:
  • 17,5 Doses individuais de produto estupefaciente suspeito de ser Cocaína;
  • 314 Doses individuais de produto estupefaciente suspeito de ser Heroína;
  • 1 Moinho de café;
  • €185 em notas do Banco Central Europeu;
  • 1 Telemóvel;
  • 2 Veículos ligeiros (passageiros e mercadorias).
O detido, após ser sujeito a 1.º interrogatório judicial no Tribunal da Comarca de Cascais, ficou sujeito à medida de coação de apresentações diárias na esquadra da área de residência.

Comentários