Casal detido em flagrante pelo crime de extorsão

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, ontem, pelas 09h45, na avenida da Igreja, em Lisboa, procedeu à detenção de um homem e uma mulher, com 43 e 46 anos de idade respetivamente, por serem suspeitos da prática do crime de extorsão.

A lesada, de 39 anos de idade, foi abordada pelos suspeitos na via pública, no início do mês de maio do corrente ano, com o pretexto da venda de um par de óculos de sol. Na sequência do diálogo então mantido, no qual a ofendida declinou a compra, tendo a suspeita, declarando-se vidente, fez “uso das suas capacidades”, terminando por exigir o pagamento da “consulta” efetuada, no valor de €350. 

A vítima por receio relativamente à sua integridade fisíca acabou por aceder ao pagamento. Em meados do mesmo mês de maio, a víitima, foi novamente abordada pelos suspeitos, os quais voltaram a exigir igual quantia monetária. Já no mês de junho, os visados voltaram-lhe a exigir a quantia de mais €700 , referente a “rezas feitas em casa”. 

Como a mulher não possuía capital suficiente exigiram então a efetivação de um crédito pessoal junto de instituição bancária e a entrega, como garantia, de alguns documentos pessoais. Em desespero, a vítima acabou por denunciar a situação, tendo elementos da polícia detido prontamente os suspeitos, sendo-lhe de imediato entregue os documentos pessoais, apreendida quantia monetária diversa e outros artigos destinados à venda ambulante ilegal, alguns mesmo contrafeitos. 

Relativamente aos artigos de venda ambulante, foi elaborado o adequado expediente, a remeter às entidades competentes para efeitos de responsabilização contraordenacional/criminal.

Os detidos foram presentes ao Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, para primeiro interrogatório judicial e aplicação das subsequentes medidas de coação.

Comentários