2 Detenções pelo crime de extorsão

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 03 de junho, pelas 20h10, num posto de abastecimento de combustível na avenida Marechal Craveiro Lopes, em Lisboa, procedeu à detenção de um homem e uma mulher, com 29 e 33 anos de idade, por serem suspeitos da prática de um crime de extorsão.

No dia 31 de maio, a ofendida, de 23 anos de idade, após ter estado no interior de um centro comercial, na Amadora, nomeadamente numa loja a efetuar o pagamento de artigos que ali adquiriu, deu por falta do seu telemóvel, desconhecendo se o mesmo havia sido furtado.

Após ter cancelado o seu equipamento e ter apurado o número do novo cartão que estaria a operar no seu telemóvel, decidiu contatar com o mesmo, tendo verificado que o seu aparelho estaria na posse de uma mulher. Depois de várias tentativas, no sentido de recuperar o seu telemóvel, foi marcado um encontro, tendo sido acordado, agora com um homem, a necessidade da ofendida ser generosa monetariamente, pois de forma contrária danificar-lhe-ia o equipamento.

O encontro foi devidamente monitorizado por polícias da 2.ª Esquadra de Investigação Criminal, que constataram a transação efetuada entre a vítima e um casal. Quando a vítima já tinha o seu telemóvel, os suspeitos foram de imediato abordados e detidos, sendo apreendida ao homem a quantia de €20 do Banco Central Europeu, que a vítima teria pago para reaver o telemóvel.

De salientar, que ao longo deste processo, a vítima apurou que tinham acedido à sua conta do “facebook”, o que possibilitou o acesso a informações de caráter pessoal, verificando-se assim uma intromissão na sua vida privada. 

Os detidos foram presentes ao Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicada como medida de coação termo de identidade e residência.

Comentários