5 carteiristas detidos por associação criminosa

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a
Transportes Públicos, hoje, entre as 07h00 e as 09h00, levou a cabo uma operação de combate aos carteiristas, cumprindo 5 mandados de detenção, busca e apreensão, no bairro de Alfama e várias zonas do Concelho de Almada. Esta operação resultou na detenção de 5 homens, com idades compreendidas entre os 32 e os 52 anos. 
 

Este grupo é tido como um dos núcleos duros dos carteiristas de Lisboa e atuava essencialmente na zona da Baixa Lisboeta no elétrico 28 da Carris, entre a Rua da Conceição e o Miradouro de S. Vicente de Fora, tendo como vítimas preferenciais os turistas e encontrava-se particularmente ativo, sendo que nesta investigação estão indiciados em 19 furtos de carteira.

A investigação teve início há um ano, decorrente de queixas por diversos furtos ocorridos naquele meio de transporte e sob a direção da 11.ª Secção do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, culminou agora com a detenção dos cinco carteiristas.

Foram também apreendidos vários artigos suspeitos de serem produto dos furtos, de onde se salienta a apreensão de várias notas estrangeiras, que não tendo valor de câmbio, ficam na posse dos carteiristas como se de uma coleção ou amuleto se tratasse.

Os detidos têm antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime, tendo 3 deles sido já condenados por este tipo de ilícito e vão ser presentes durante o dia de amanhã ao Juiz de Instrução Criminal de Lisboa para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medida de coação.

Comentários