Comissarias Europeias - Lisboa

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, entre os dias 17 a 20 de abril, contará com a presença, na cidade de Lisboa, de equipas policiais Espanholas, do Corpo Nacional de Policia (CNP), numa decisão inédita de materializar a ligação histórica entre os dois países da Península Ibérica.

Esta realidade vem ao encontro do estipulado na decisão n.º 2008/615/JAI (aprofundamento da cooperação transfronteiras, em particular no domínio da luta contra o terrorismo e a criminalidade transfronteiras) e no âmbito do Acordo de Cooperação em matéria Policial e Aduaneira rubricado por Portugal e Espanha. Considerando a cooperação existente entre as duas polícias ibéricas, dando seguimento às boas práticas já desenvolvidas no tocante à criminalidade transfronteiriça, após autorização do Ministro da Administração Interna, a PSP convidou a sua congénere espanhola, o CNP, para articular connosco a receção dos milhares de visitantes espanhóis que nos visitarão nesta Páscoa.

O CNP patrulhará as ruas de Lisboa, em viaturas policiais caracterizadas da polícia espanhola que serão permanentemente acompanhadas por viaturas policiais da PSP.

O destacamento policial espanhol terá especificamente como missão, auxiliar o contacto entre os polícias portugueses e os cidadãos espanhóis que visitam Portugal nesta altura do ano, apoiando o cumprimento da missão da PSP. 

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP já patrulhou em Benalmádena nos mesmos moldes e com a mesma missão, garantindo assim, uma maior visibilidade e uma ligação mais próxima entre os visitantes e a Polícia.

No dia 17 do corrente, pelas 09h00 na sede do COMETLIS – Moscavide, terá lugar a apresentação dos elementos espanhóis em sede de conferência de Imprensa com a presença do Sr. Oficial de Ligação da Embaixada de Espanha em Portugal e onde poderão estar presentes todos os Órgãos de Comunicação Social que assim o desejarem. 


Comentários