Detido em Preventiva Suspeito de mais 11 Crimes

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Vila Franca de Xira, decorrente das duas detenções efetuadas em flagrante delito no passado dia 4 pela prática de crimes de Roubo (os quais ficaram em prisão preventiva, conforme Comunicado de Imprensa anteriormente difundido com o n.º 463) deu início a uma sequência de diligências investigatórias que visavam poder confirmar que ambos os detidos estavam relacionados entre si e poderiam ser os autores de múltiplos outros ilícitos.

Numa das detenções, a que fora efetuada em Alverca, o detido, um homem de 37 anos de idade, tinha em sua posse uma chave de uma viatura automóvel, acerca da qual nunca prestou qualquer informação, refutando inclusive pertencer-lhe.

Tendo em conta que tal viatura e suspeito poderiam estar relacionados com alguns roubos ocorridos na área de Vila Franca de Xira, procurou-se localizar uma viatura compatível com a chave apreendida. Depois de se definir um eventual padrão do veículo, mesmo tendo em conta a problemática da dimensão da área e do parque automóvel, foi possível localizar uma viatura compatível, parqueada numa artéria em Alverca, a qual, tinha o seu interior remexido e sujo.

Junto da mesma, foi efetuado um teste com a chave apreendida e foi possível confirmar ser a viatura que tinha sido usada pelos detidos. Ao pesquisar a viatura no sistema informático, desde logo se verificou estar associada a um Roubo efetuado na área de Leiria no anterior dia 29 do mês de novembro.

A viatura foi preservada e removida para as instalações policiais, local onde, no seu interior, foram localizados e apreendidos diversos artigos, nomeadamente, uma mala de senhora, roubada em Vila Franca de Xira, momentos antes das detenções. Foram também localizados vários telemóveis, através dos quais, foi possível apurar que provieram de inúmeros outros ilícitos, efetuados numa vastíssima área da zona centro do país, em especial no distrito de Leiria, Santarém e Lisboa.

A PSP irá continuar a diligenciar intercâmbio informacional com os vários Órgãos de Polícia Criminal, com jurisdição nas áreas em que se presume tenham circulado os dois indivíduos.

Em súmula e, por enquanto, é possível que os suspeitos sejam os autores dos crimes denunciados entre 27 de novembro a 04 de dezembro:
  • 03 Roubos em Leiria;
  • 01 Furto em viatura na forma tentada em Carregueiros-Tomar;
  • 01 Roubo no Entroncamento;
  • 01 Roubo em São Nicolau – Santarém;
  • 01 Furto em viatura em Muge- Salvaterra de Magos;
  • 01 Furto em viatura em Samora Correia;
  • 01 Roubo em Vila Franca de Xira;
  • 01 Roubo em Alhandra; e
  • 01 Roubo em Alverca do Ribatejo.

Comentários