4 Detidos por Roubos e Furtos em Residências

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, através da Divisão de Investigação Criminal e com o apoio da Divisão Policial de Loures, na passada sexta-feira, entre as 07H00 e as 15H00, na Quinta da Fonte – Apelação e em Odivelas, procedeu à detenção de quatro homens, com idades compreendidas entre os 18 e os 49 anos, por roubos e furtos em residências.

Durante o presente ano, a PSP tomou conhecimento que um grupo de quatro a cinco indivíduos, com recurso a coação e violência extrema, com alguma regularidade vinham a praticar vários roubos e furtos em residências. O modo de atuação consistia em escolher as potenciais vítimas, tendo em conta a idade (mulheres e/ou homens de alguma idade), e no momento em que estes se encontravam no interior das residências ou se preparavam para aceder às mesmas, eram abordados com ameaça e coação, sendo que algumas vezes exerciam bastante violência sobre as vítimas, que originou o tratamento médico e internamento hospitalar de algumas vítimas.

Com as vítimas coagidas e manietadas no interior das residências, os suspeitos apoderavam-se dos seus bens, nomeadamente dinheiro, artigos em ouro, aparelhos elétricos e eletrónicos. Após a consumação dos ilícitos, os suspeitos colocavam-se em fuga em viaturas que se encontravam parqueadas nas imediações e onde os aguardava um outro elemento do grupo.

A investigação que decorreu durante cinco meses permitiu identificar todos os suspeitos e reunir prova suficiente de modo a imputar aos suspeitos o cometimento de pelo menos 5 crimes de roubo e 6 crimes de furto qualificado.

Com efeito, na passada sexta-feira foi realizada uma operação policial, onde foram intercetados 4 homens, assim como o cumprimento de 5 buscas domiciliárias, tendo sido apreendido o seguinte material: 
  • 1 Pistola de calibre 6.35mm;
  • 1 Caçadeira de canos serrados;
  • 40 Munições de calibre 6.35mm e de calibre 12;
  • 2 Televisões LCD;
  • 2 Máquinas fotográficas; 
  • Relógios;
  • €1.000,00; e
  • Vários artigos em ouro.
Os detidos já possuem antecedentes criminais pelo cometimento de vários crimes da mesma natureza.

Os detidos foram presentes no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa para 1.º Interrogatório Judicial, tendo sido aplicado a dois deles prisão preventiva e aos restantes apresentações quinzenais.

Comentários