5 Detidos por captura e detenção de espécies protegidas

O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, através da Divisão Policial de Oeiras, e no âmbito da atividade das Brigadas de Proteção Ambiental (BRIPA), ontem, pelas 10h00, procedeu à detenção de 5 homens com idades compreendidas entre os 32 e os 48 anos, por detenção e captura de espécies protegidas.

Após comunicação de que se encontravam, na zona de Queijas, um grupo de indivíduos com atitudes suspeitas, a PSP deslocou-se de imediato ao local onde constataram os suspeitos, na posse de dez gaiolas e utensílios utilizados na captura de espécies protegidas. Destas, oito tinham, cada uma delas, uma ave no seu interior, designadamente - 1 ave que servia de chamariz, 1 pintarroxo, 3 pintassilgos e 3 tentilhões. Junto das gaiolas encontravam-se ainda três aves já mortas e depenadas.

Verificada a prática deste tipo de crime, procedeu-se à detenção dos cinco homens e à apreensão os objetos já referenciados.

No seguimento de diligências efetuadas, foi possível detetar que sobre um dos suspeitos pendia um mandado de detenção, por condução ilegal, álcool e desobediência, para cumprimento de sete meses de prisão e também 120 dias de multa, no total de 600 Euros, tendo o mesmo sido conduzido ao estabelecimento prisional de Caxias. 

Os outros detidos foram notificados, para comparecer hoje, no Tribunal Judicial da Comarca de Oeiras, para 1.º Interrogatório Judicial, e aplicação das respetivas medidas de coação.

Comentários