Operação policial especial de prevenção criminal - Divisão da Amadora

O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, através da Divisão Policial da Amadora, na madrugada do dia de hoje, levou a cabo em todo o concelho, uma operação policial especial de prevenção criminal, com vista a prevenir crimes de posse ilegal de armas e criminalidade violenta.

Nesta operação estiveram envolvidos, efetivos da Divisão Policial da Amadora, nas valências de Investigação Criminal, Fiscalização Rodoviária e Fiscalização de Estabelecimentos.

A operação incidiu nas zonas urbanas sensíveis do concelho, tendo sido fiscalizados diversos estabelecimentos e diversas viaturas automóveis.

Desta operação resultaram:
  • 7 Detidos pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo proibida; condução de veiculo automóvel sem habilitação legal; condução de veículo automóvel na via pública sob o efeito do álcool e posse de armas de agressão sem afetação definida;
  • Foram ainda notificadas duas cidadãs estrangeiras, para abandono voluntário do Território Nacional, no prazo de 20 dias, por se encontrarem em situação ilegal no País;
Foi ainda apreendido:
  • 1 Pistola, calibre 7,65mm;
  • 2 Carregadores;
  • 19 Munições, calibre 7,65mm
  • 2 Armas de agressão sem afetação definida.
No decorrer da operação policial de prevenção criminal, pelas 04H30, uma equipa policial, composta por elementos de várias vertentes, nomeadamente fiscalização de trânsito e investigação criminal, que se encontrava na Avª. Conde de Castro Guimarães, visualizou que na mesma artéria, circulava uma viatura automóvel, cujo condutor ao se aperceber do dispositivo policial e para se eximir a ser alvo de fiscalização, em ato imediato, encetou a fuga, ultrapassando pela direita várias viaturas automóveis que o antecediam, entrando em contra mão, na IC 19 (sentido Lisboa – Sintra), colocando deste modo em perigo, quer a sua própria vida quer a vida e segurança dos mais utentes daquela via rápida. 

Durante a condução em contra mão pela IC 19, o condutor do mencionado veiculo, embateu noutra viatura automóvel, que circulava no sentido correto, provocando deste modo um acidente do qual resultou ferimentos ligeiros no condutor da viatura embatida.

Após o acidente e em plena IC 19, o condutor do veículo, um homem, de 22 anos de idade, encetou a fuga apeada, vindo a ser detido por elementos policiais, ainda na mesma via.

Da busca efetuada à viatura do detido, foi encontrado no interior da mesma, camuflada por debaixo do banco do condutor e no interior de uma mala, uma arma de fogo (pistola), calibre 7,65mm, marca Pietro Beretta, com respectivo carregador introduzido com 12 munições do mesmo calibre, bem como outro carregador com 7 munições do mesmo calibre, que foram de imediato aprendidos.

O individuo em questão, não possuía habilitação legal para conduzir veículos automóveis na via pública, para além de se encontrar sob o efeito do álcool, tendo acusado uma taxa positiva de 1,38 g/l de álcool no sangue.

O suspeito será no dia de hoje presente no Tribunal Judicial da Comarca da Grande Lisboa – Noroeste de Amadora, para 1.º interrogatório judicial e aplicação da medida de coação.

Comentários