3 Detidos com Apreensão de 8 Armas e 301 Munições

O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, nos últimos dias, procedeu à detenção de três homens com idades compreendidas entre os 34 e os 62 anos de idade pela prática dos crimes de Violência Doméstica e Posse Ilegal de Arma.

A primeira detenção foi efetuada pela Divisão Policial de Oeiras e ocorreu no passado dia 26 quando um homem de 34 anos de idade foi detido por agredir a companheira a soco e pontapé, tendo ainda ameaçado a mesma de morte, recorrendo a uma caçadeira de canos serrados.

Perante os factos, a vítima foi de imediato retirada do local, para evitar que o agressor concretizasse os seus intentos, tendo sido efetuada uma busca domiciliária e apreendidos os seguintes itens:
  • Uma arma de caça com os canos serrados;
  • Um aerossol de gás paralisante; e
  • Cinco Munições de calibre 12mm.
O detido recolheu á zona de detenção da Divisão Policial de Oeiras, tendo sido presente no dia 27 de setembro no Tribunal Judicial da Comarca de Oeiras, para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada as medidas de coação de termo de identidade e residência, apresentações obrigatórias na esquadra da área da residência e uso de pulseira eletrónica como medida de afastamento da vítima.

No dia seguinte, a Divisão Policial de Loures, pelas 13h35 e pelas 16H00, procedeu à detenção de dois homens de 57 e 62 anos de idade pelo mesmo tipo de crime.

A primeira situação deu-se em Loures, onde se deteve o indivíduo de 62 anos que agrediu a sua companheira com pontapés e empurrões, para além de a ameaçar com uma arma branca. Para além disso, agrediu com esta arma os filhos quando os mesmos tentaram socorrer a mãe.

O suspeito foi detido em flagrante delito pela PSP em plena via pública quando ameaçava os membros da família com uma faca com uma lâmina de 24 cm, tendo sido impedido de concretizar os atos e imobilizado.

Das agressões resultaram ferimentos ligeiros no braço de um dos filhos e na mão do outro, tendo este necessitado de receber tratamento hospitalar, os quais impediram a continuação das agressões por parte do suspeito á vitima.

O detido, já com antecedentes criminais por este tipo de crime, recolheu á zona de detenção da Divisão Policial de Loures, tendo sido hoje presente no Tribunal Judicial da Comarca de Loures, para primeiro interrogatório judicial, tendo ficado impedido de contactar a família por qualquer meio e afastamento da residência como medida de coação:

A segunda situação deu-se em Camarate por o suspeito de 57 anos ter agredido a sua companheira a soco.

A vítima, receando pela sua integridade física e pela do seu filho, procurou refúgio em casa de vizinhos, visto ter conhecimento que o seu agressor possuía armas em casa e existir ainda a possibilidade deste estar a planear encetar fuga com o filho de ambos para parte incerta.

Os Agentes da PSP em patrulha, após terem conhecimento da situação, encetaram diligências no sentido da vítima receber assistência médica imediata e para localizarem o menor. O suspeito viria a ser detetado no interior duma viatura junto à escola frequentada pelo seu filho. Após revista ao suspeito e busca ao veículo, foi encontrado no interior do mesmo, um bastão em madeira com 54cm e uma navalha com oito centímetros de lâmina. 

Posteriormente e após se efetuar uma busca à residência do suspeito foram aprendidos ainda:
  • 1 Arma de Caça de calibre 12mm;
  • 2 Pistolas 6.35mm;
  • 1 Revólver;
  • 1 Punhal com 13cm de lâmina;
  • 273 Munições de calibre 12mm; e
  • 23 Munições de calibre 6,35mm.
O detido, já com antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime, recolheu à zona de detenção da Divisão Policial de Loures, tendo sido presente no dia 28 de setembro no Tribunal Judicial da Comarca de Loures, para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada as medidas de coação de Termo de Identidade e residência, apresentações obrigatórias na esquadra da área da residência e uso de pulseira eletrónica como medida de afastamento da vítima.

Comentários