Uma Mulher Detida Pelo Crime de Roubo

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 06 de agosto, cerca das 10H00, na Avenida das Nações Unidas, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher com 43 anos de idade, pelo cometimento de, pelo menos, um crime de roubo tendo também sido constituída arguida a irmã da detida.

Foi possível apurar que, no dia 23 de julho, na Rua Professor Francisco Gentil em Lisboa, foi praticado um crime de roubo, efetuado por duas mulheres através de esticão. O modo de atuação consistia no estudo da rotina das vítimas e na súbita abordagem das mesmas na via pública e quando as circunstâncias lhes eram favoráveis, através de um forte puxão subtraíam as malas e abandonavam o local em passo de corrida. 

No caso em apreço, a vítima, com 83 anos de idade, foi abordada pelas suspeitas momentos depois de se ter dirigido a uma dependência bancária onde efetuou um levantamento de 600.00 Euros do Banco Central Europeu. As suspeitas iniciaram conversa com a vítima e sem que nada o fizesse prever, através de um forte puxão, subtraíram a mala da senhora que continha a quantia de 600.00 Euros do Banco Central Europeu, os documentos pessoais e um cartão de débito com o respetivo código PIN.

Em virtude da idade avançada da vítima, a mesma não se recordou que no interior da mala subtraída se encontrava um cartão de débito com o respetivo código PIN, pelo que não procedeu ao seu cancelamento.

Assim, volvidos cerca de 15 dias e quando a vítima se dirigiu junto da sua dependência bancária verificou que lhe haviam subtraído cerca de 10.000.00 Euros do Banco Central Europeu.

Com efeito, foram efetuadas diligências de investigação que permitiram verificar que a quantia subtraída havia sido gasta em diversas compras. Assim, foi possível identificar as duas autoras do ilícito e apreender diversos bens que haviam sido adquiridos através da utilização do cartão de débito da vítima. Das aquisições efetuadas realça-se a aquisição de diversos telemóveis de última geração, um computador portátil, mobiliário, diversas peças de vestuário entre outros.

A detida já possui antecedentes criminais por crimes da mesma natureza.

A detida foi presente no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa para 1.º Interrogatório Judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, PRISÃO PREVENTIVA.

Comentários