Liga Zon Sagres SPORTING CP – SL BENFICA

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP informa que no próximo sábado, pelas 20h00, no Estádio José Alvalade, realiza-se o encontro de futebol entre as equipas SPORTING CP – SL BENFICA, a contar para a Liga Zon Sagres.

Segundo a legislação nacional em vigor este jogo é considerado de “risco elevado”, sendo esperada uma lotação entre 40 a 46.000 espectadores, sendo a grande maioria adeptos do Sporting.

A hora oficial de abertura das portas ao público é às 18H00. A PSP começará a montar o policiamento pelas 08H00, de forma a garantir a segurança de todos os espectadores e intervenientes no jogo e a regularização do trânsito nas imediações do Estádio.

Haverá, durante todo o dia, um maior rigor na fiscalização dos estacionamentos irregulares, procurando que a circulação automóvel se faça com a fluidez possível, não havendo restrições ao trânsito, a não ser em situações pontuais de deslocação das equipas e claques.

Às pessoas que pretendam deslocar-se para a Alta de Lisboa, Lumiar ou até às piscinas do Estádio, aconselha-se que utilizem a Alameda das Linhas de Torres e a Rua Rainha Dona Amélia, evitando transitar pela Av. Padre Cruz.

A PSP, através de uma caixa de segurança, fará o acompanhamento das claques do Benfica desde o Estádio da Luz até ao Estádio José Alvalade, havendo, por esta razão, restrições ao trânsito na sua passagem. A todo o momento faremos a monitorização dos fluxos de trânsito bem como da movimentação de adeptos, essencialmente, aqueles que são considerados de risco.

A PSP destacou, para este encontro, o dispositivo policial entendido como adequado às circunstâncias. Destes, estarão presentes diversas valências da PSP, tais como: efectivos da Divisão Policial da área em patrulhamento apeado, auto e à civil, Equipas de Intervenção Rápida, Divisão de Trânsito, Divisão de Segurança a Transportes Públicos, Unidade Metropolitana de Informações Desportivas e a Unidade Especial de Polícia.

Com este dispositivo, a principal missão da PSP visa garantir a segurança de pessoas e bens, quer no interior, quer no exterior e imediações do complexo desportivo, prevenindo furtos a pessoas, e em automóveis, roubos, venda ilegal de bilhetes e quaisquer alterações da ordem pública, principalmente no que diz respeito a rivalidades entre claques e adeptos das equipas. 

A PSP relembra que, segundo a legislação em vigor, é crime, nomeadamente:
  • A distribuição e venda de títulos de ingresso falsos ou irregulares;
  • Participação em rixa na deslocação para ou do espectáculo desportivo;
  • O arremesso, no recinto desportivo, de quaisquer objectos ou produto líquido;
  • A entrada não autorizada de qualquer pessoa na área de competição (relvado); 
  • Ofensas à integridade física actuando em grupo;
  • A posse e/ou deflagração de engenhos explosivos/artefactos pirotécnicos.
Por fim, a PSP aconselha:
  • Todos os adeptos a deslocarem-se para o Estádio de transportes públicos;
  • Todos os adeptos a chegarem com antecedência, contando com as filas e com os procedimentos de segurança, e;
  • No caso de serem utilizadas viaturas próprias, ao estacionamento em parques vigiados.
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP conta com a colaboração do público, no sentido do mesmo mediar conflitos e comunicar à Polícia ocorrências anormais que possam pôr em causa o sucesso do evento. 

Mais uma vez se realça, no sentido de tranquilizar todos os cidadãos, que a PSP está convicta que todas as medidas foram tomadas, para que o evento seja um acontecimento seguro, onde releva um jogo de futebol entre o Sporting CP e o SL Benfica e um estádio cheio de adeptos que apoiam as suas equipas.

Comentários