1 Detido pelo Crime de Roubo

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, através da Divisão de Investigação Criminal e com o apoio da 3ª Divisão Policial, no dia 07 de agosto, cerca das 15H45, na Avenida de Roma, em Lisboa, procedeu à detenção em flagrante delito de um homem com 27 anos de idade, por roubo pelo método de esticão, sendo utilizada uma mota de alta cilindrada. 

Com efeito, no dia 06 de agosto, pelas 18H00, na Avenida Miguel Bombarda, em Lisboa, o suspeito que se encontrava a conduzir o motociclo, parou a marcha junto a um semáforo e a uma passadeira, apesar da sinalização para o mesmo lhe permitir seguir (sinalização verde), aguardou uns instantes, com a parte da frente do capacete aberta. Quando o semáforo fecha a circulação aos veículos e abre a circulação aos peões, no momento em que a vítima inicia a travessia da via, ao mesmo tempo que fazia uso do seu telemóvel, o suspeito arranca com o motociclo, aproxima-se da vítima e num gesto repentino, pelo método de esticão rouba o telemóvel, abandonando o local a alta velocidade.

Assim, no dia 07 de agosto foi possível verificar o indivíduo a circular na mota com o claro intuito de efetuar um roubo, pelo que de imediato foi o mesmo intercetado e a mota apreendida. 

Acrescenta-se ainda que há cerca de duas semanas a esta parte, foi verificado o surgimento de ilícitos criminais em tudo idênticos aos já referidos.

No seguimento das diligências efetuadas, foi possível reunir fortes indícios que permitem imputar ao detido o cometimento de pelo menos três crimes de roubo.

Desta forma, resulta em relação ao detido uma clara premeditação face ao espaço geográfico onde este ilícito foi cometido e à sua propensão para a prática de atos ilícitos e uma personalidade desconforme face ao Direito, em virtude da agressividade demonstrada nomeadamente, na súbita abordagem às vítimas em plena via pública, servindo-se do elemento surpresa, atuando de forma consciente, metódica e calculista, denotando um completo desrespeito pela lei e pelas normas fundamentais de convivência em sociedade e um enorme sentimento de impunidade.

O detido será hoje presente no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa para 1.º Interrogatório Judicial e aplicação da medida de coação.

Comentários