1 Detido em Flagrante Delito pelo Crime de Roubo

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 07 de agosto, cerca das 23H10, na Travessa da Luz – Lisboa, procedeu à detenção em flagrante delito de um com 36 anos de idade, por roubo à Telepizza, sita na Rua Professor Francisco Gentil, em Telheiras.

Durante o dia 07 de agosto, nomeadamente no período compreendido entre as 14H45 e as 18H45, foram alvo de roubo sob ameaça de arma de fogo quatro farmácias situadas na zona do Lumiar. Com efeito, em todas as situações um indivíduo do sexo masculino entrou nos respetivos estabelecimentos e sob a ameaça de que possuía uma arma de fogo (sem contudo a ter alguma vez exibido) exigia que lhe fosse entregue o numerário existente nas caixas registadoras. Desta forma, foi possível ao suspeito subtrair na totalidade 767 Euros do Banco Central Europeu.

No entanto, cerca das 23H00, um indivíduo através do mesmo modo de atuação tentou efetuar um roubo à Telepizza, sita na Rua Professor Francisco Gentil, em Telheiras, não tendo consumado o ilícito em virtude da renitência dos funcionários em ceder às exigências do mesmo. Após o sucedido, o suspeito colou-se em fuga tendo sido intercetado e detido na Travessa da Luz. Apesar de apresentar uma indumentária diferente da utilizada nos roubos às farmácias, foi possível depreender que se estaria na presença do autor de tais ilícitos.

Com efeito, após a realização de uma busca domiciliária à residência do individuo detido, foi possível apreender a indumentária que havia sido utilizada pelo mesmo na consumação dos roubos às farmácias.

Posteriormente, através da realização de várias diligências processuais, foi possível reunir fortes indícios de que o indivíduo detido será o responsável pelo cometimento de pelo menos cinco crimes de roubo, todos eles praticados através do mesmo modo de atuação, nomeadamente, o roubo a quatro farmácias e a uma Telepizza.. 

Desta forma, resulta em relação ao detido uma clara premeditação face ao espaço geográfico onde os ilícitos foram cometidos e à sua propensão para a prática de atos ilícitos e uma personalidade desconforme face ao Direito, em virtude da agressividade demonstrada nomeadamente, na súbita abordagem às vítimas, servindo-se do elemento surpresa, atuando de forma consciente, metódica e calculista, denotando um completo desrespeito pela lei e pelas normas fundamentais de convivência em sociedade e um enorme sentimento de impunidade.

O detido já possui antecedentes pelo cometimento de vários crimes da mesma natureza, sendo que se encontra com pena suspensa.

O detido será hoje presente no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa para 1.º Interrogatório Judicial e aplicação da medida de coação.

Comentários