Preventiva para Detido em Flagrante por Roubo com Arma Branca

O Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública de Lisboa, através da Divisão de Investigação Criminal, procedeu, no pretérito domingo, pelas 20H45, no Bairro Alto da Cova da Moura – Amadora, à detenção em flagrante delito de um homem com 41 anos de idade, pela autoria do crime de Roubo sob ameaça de arma branca.

Desde há uma semana, a PSP tomou conhecimento que um indivíduo, com recurso a coação ou a uma arma branca, vinha, com regularidade, a praticar vários roubos, cujo modo de atuação, consistia em escolher os potenciais estabelecimentos, tendo em conta a localização geográfica e o movimento de clientes. Após escolher o alvo, o mesmo entrava no estabelecimento e sempre com recurso a coação e agressões ameaçava todos os presentes, subtraindo as quantias monetárias existentes.

Assim, foi efetuada análise da informação entretanto recolhida, que permitiu definir uma estratégia que visava deter o indivíduo em flagrante delito e, desta forma, por termo a uma atividade ilícita do suspeito.

Deste modo, no domingo o agora detido efetuou um roubo a um Café na Rua Ary dos Santos, em Benfica, com recurso a uma arma branca que encostou ao pescoço da proprietária, logrando apoderar-se da quantia monetária que se encontrava na caixa registadora do estabelecimento e ainda da carteira pessoal da proprietária, tendo-se colocado em fuga para uma viatura que se encontrava nas imediações. Passados alguns minutos a viatura foi detetada a aceder ao Bairro Alto da Cova da Moura, local onde momentos depois acabaria por ser intercetada, procedendo-se à detenção do suspeito e à recuperação de todo o material que havia sido subtraído, com a consequente restituição à legítima proprietária. 

Posteriormente, através da realização de várias diligências processuais em coordenação com a Unidade Especial de Combate ao Crime Especialmente Violento do DIAP de Lisboa, foi possível reunir fortes indícios de que o indivíduo detido será o responsável pelo cometimento de pelo menos mais dois roubos, todos eles praticados com recurso a coação e agressões físicas. Nomeadamente, o roubo a um Posto de Abastecimento de Combustível e a uma Loja de Vestuário. 

O detido, já com antecedentes pelo cometimento de vários crimes da mesma natureza, sendo que já cumpriu pena efetiva de prisão e encontrando-se com pena suspensa relativa a um outro processo, foi presente no dia de ontem no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa para 1.º Interrogatório Judicial, tendo-lhe sido decretada, como medida de coação, Prisão Preventiva.

Comentários