Detido por Burlar com Promessas de Trabalho no Estrangeiro

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, através da Divisão de Investigação Criminal, ontem, procedeu ao cumprimento de um mandado de Detenção Fora de Flagrante Delito, no âmbito de um processo cuja investigação durava já há cerca de um ano.

O processo tinha como alvo um burlão de 38 anos de idade que, aproveitando-se das dificuldades económicas de inúmeras pessoas e famílias prometia a troco de 25 euros por pessoa um trabalho extremamente bem remunerado em países como a Holanda e Bélgica. No decorrer da investigação foi possível identificar cerca de duas dezenas de vítimas, no entanto, existe a possibilidade de serem mais de 50 pessoas vítimas deste crime. 

A fim de angariar vitimas e consequentemente enriquecimento ilegítimo, o detido contactava as mesmas colocando anúncios na internet, prometendo empregos estáveis de média e longa duração, solicitando às pessoas interessadas a quantia de 25 Euros para iniciar o processo e garantir o transporte para os países de destino. Apesar da quantia solicitada ser relativamente diminuta há registo de várias pessoas, inclusive casais, que se demitiram dos empregos que tinham em território nacional, na perspetiva de conseguir um melhor nível de vida, acabando por ficar sem emprego para aproveitar a oportunidade que lhe era oferecida.

De referir que o detido depois de obter o lucro ilegítimo cortava todo e qualquer tipo de contacto com as vitimas, a maioria oriunda da zona da Grande Lisboa, desaparecendo sem deixar rasto.

Após a detenção, o suspeito será sujeito a um conjunto de atos processuais, sendo no dia de amanhã presente a Autoridade Judiciária para ser submetido a 1.º Interrogatório Judicial a fim de lhe ser aplicada a respetiva medida de coação.

Comentários