Detido pela Autoria de 11 Crimes em Lisboa

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, através da Divisão de Investigação Criminal, ontem, na freguesia de São Vicente de Fora, procedeu à detenção de um homem com 29 anos de idade ao dar cumprimento a um Mandado de Detenção pela prática de sete crimes de Roubo, dois de Furto, um de Ameaça agravada e um de Ofensa à integridade física simples.

O suspeito com recurso a armas brancas, a uma reprodução de arma de fogo e com violência física (empurrões e socos) constrangia as vítimas a entregarem-lhe o dinheiro e os telemóveis que transportavam. 

Numa das ocorrências exigiu que a vítima lhe fornecesse também o código PIN do cartão de débito, efetuando um levantamento indevido de 500€ do Banco Central Europeu.

Noutras situações, após consumir bebidas alcoólicas, em estabelecimentos de restauração e bebidas, informava as vítimas que ia pagar com notas de valor facial elevado – 50 ou 100 Euros – e através de um movimento brusco retirava o troco das mãos das vítimas, abandonando de seguida o local em fuga.

O suspeito, sobejamente conhecido nas freguesias de Alfama, Socorro, Sé e Santo Estevão, onde atuava, estava a causar um enorme alarme social junto dos moradores e, em especial, dos comerciantes. 

Na sequência da detenção foram efetuadas duas buscas domiciliárias que permitiram a apreensão de alguns objetos utilizados pelo suspeito durante a prática de alguns crimes, nomeadamente a reprodução de uma arma de fogo.

O suspeito, no dia 14 deste mês foi detido em flagrante delito, pela prática de um crime da mesma natureza e julgado em processo sumário, onde foi condenado a 6 anos de pena de prisão efetiva. Apesar desta condenação, o detido continuou com a sua atividade criminosa, uma vez que existem fundadas suspeitas de ter cometido mais crimes, que serão investigados posteriormente.

O detido, com antecedentes criminais por crimes de Roubo, Furto e Tráfico de Estupefacientes, será presente no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa para efeitos de 1.º Interrogatório Judicial e aplicação de medida de coação.

Comentários