5 Detidos pela prática de Várias Dezenas de Roubos

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia de ontem, procedeu ao cumprimento de cinco mandados de Detenção Fora de Flagrante Delito de cinco homens com idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos pela prática de diversos crimes de Roubo. 

A investigação, que durou cerca de 9 meses, visou essencialmente um grupo de jovens que se auto intitulava de “Geração Sem Maneiras” (Grupo GSM) e que, em comunhão de esforços, cometeram desde Setembro do ano passado a Março do corrente ano cerca de 40 crimes de roubo, sendo muitos destes Roubos Qualificados.

Os indivíduos atuavam essencialmente na zona da Estrela e de Campo de Ourique durante o período diurno, tendo como principais alvos jovens e crianças por ali frequentavam a escola. No período noturno deslocavam-se para a zona de Santos para continuar a atividade criminosa, tendo aí como alvos preferenciais jovens frequentadores dos espaços de diversão noturna.

Os suspeitos utilizavam vários meios para atingir os fins pretendidos, entre os quais a força física e a coação psicológica destacando-se ainda em inúmeros ilícitos armas brancas (facas, canivetes e garrafas de vidro partidas) ameaçando as vítimas com estes objetos caso oferecessem qualquer tipo de resistência.

Para além das detenções, foram ainda apreendidos dois relógios, um telemóvel e um leitor de mp3 cuja proveniência se suspeita que esteja relacionada com crimes desta natureza.

Os cinco detidos serão presentes ainda no dia de hoje a 1.º Interrogatório Judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa a fim de lhes ser aplicadas as respetivas medidas de coação.

Comentários