Recuperada Arma de Fogo Furtada e Apreendidas Outras Duas

O Comando Metropolitano de Lisboa, através da Divisão Policial de Cascais, no decorrer do dia de ontem, na zona de Massapés - Trajouce, procedeu à identificação de um homem de 26 anos de idade residente em Manique pela prática de um crime de Furto Qualificado.

Na sequência de uma denúncia de um Furto em residência através de arrombamento ocorrido na passada terça-feira, em que foi subtraído um revólver de calibre.38mm, material informático e algumas peças de ourivesaria, perfazendo o total de cerca de 6.000 Euros, a PSP de Cascais, com a colaboração da Divisão de Investigação Criminal, logrou identificar o suspeito do ilícito. 


Na posse dessa informação, esta Polícia, durante a manhã de ontem contactou com o Ministério Público da comarca de Cascais, no sentido de obter os competentes mandados de Busca e Apreensão para as residências do suspeito e respetivas viaturas.

No final da tarde, foi dado cumprimento aos mandados, na área de Alcabideche, com o apoio da Unidade de Intervenção da Guarda Nacional Republicana para a segurança de área.

Em resultado dessas diligências, não obstante não ter sido encontrado qualquer objeto relacionado com o ilícito em questão, foram apreendidas duas armas de fogo em virtude da sua posse não se encontrar regularizada, nomeadamente, uma espingarda caçadeira de calibre 12 e um revolver de calibre .32mm, tendo igualmente sido identificado o respetivo proprietário, um homem com 64 anos de idade, residente em Alcabideche e pai do suspeito da autoria do furto à residência.

O suspeito da autoria do ilícito foi igualmente intercetado e após ser confrontado com as suspeitas que sobre si recaíam, assumiu que havia cometido o furto à referida residência, tendo ainda colaborado na recuperação da arma de fogo furtada, a qual já se encontra na posse desta Polícia.

Porém, refira-se que a dita recuperação foi bastante dificultada pelo facto da arma de fogo em questão ter entretanto sido transacionada no mercado negro, passando pelas mãos de diversos indivíduos.

Durante a noite, foi já possível recuperar também os dois computadores portáteis que foram furtados da residência onde havia sido furtada a arma de fogo.

Não obstante o sucesso da intervenção policial que se deveu à rápida e pronta colaboração das diferentes entidades envolvidas – Divisão de Investigação Criminal, Divisão Policial de Cascais e Ministério Público de Cascais - e que possibilitou que em cerca de 24 horas após a prática do ilícito se lograsse a identificação do autor da prática do mesmo e a recuperação da arma de fogo e dos dois computadores portáteis, esta Polícia irá continuar com as diligências de investigação tidas por necessárias em ordem à recuperação dos restantes artigos subtraídos. 

O suspeito, já conhecido desta Polícia pela prática de diversos ilícitos criminais da mesma natureza, foi constituído Arguido e aguardará pelos ulteriores atos processuais em liberdade.

Lisboa, 20 de junho de 2013

Comentários