“Final da Taça de Portugal 2013”

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, no âmbito do encontro de futebol da final da Taça de Portugal, entre as equipas do Sport Lisboa e Benfica (SLB) e Vitória Sport Clube (VSC), que decorrerá no próximo Domingo, dia 26 de maio, pelas 17H15 no Estádio Nacional, informa que o mesmo, segundo a legislação nacional em vigor, é considerado um jogo de Risco Elevado. 

A hora oficial de abertura das portas será às 14H45, no entanto, a PSP começará a montar o policiamento pelas 08H00, de forma a garantir a segurança de todos os espectadores e intervenientes no jogo, sendo que de forma a regularizar o trânsito nas imediações do Estádio existirão condicionalismos a partir desta hora. 

A todo o momento faremos a monitorização dos fluxos de trânsito bem como da movimentação de adeptos, essencialmente, aqueles que são considerados de risco, sendo que para auxílio a esta monitorização será utilizado um helicóptero que fará a vigilância aérea. 

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP destacou, para este encontro, um dispositivo policial considerado adequado às circunstâncias. Destes, estarão presentes: efetivos da Divisão Policial de Oeiras em patrulhamento auto, em ciclo-patrulhas e apeado, Equipas de Intervenção Rápida, de Investigação Criminal, de Trânsito e da Unidade Metropolitana de Informações Desportivas. 

Para além destes, serão destacados da Unidade Especial de Polícia, elementos das Equipas de Inativação de Engenhos Explosivos e Segurança em Subsolo, Equipas do Grupo Operacional Cinotécnico e do Corpo de Intervenção. 

Com o referido dispositivo, a principal missão da PSP é garantir a segurança das pessoas, quer no interior, quer no exterior e imediações do complexo desportivo, prevenindo furtos a pessoas e a automóveis, roubos, venda ilegal de bilhetes e quaisquer alterações da ordem pública. 

A PSP relembra que é contra a legislação em vigor
  • A distribuição e venda de títulos de ingresso falsos ou irregulares; 
  • Participação em rixa na deslocação para/do espetáculo desportivo; 
  • O arremesso, no recinto desportivo, de quaisquer objetos ou produto líquido; 
  • A prática de dano qualificado em transporte público, instalação ou equipamento utilizado pelo público; 
  • A entrada não autorizada de qualquer pessoa na área de competição (relvado); 
  • Adoção de quaisquer outros comportamentos criminais que coloquem em causa a tranquilidade e ambiente festivo do evento. 
Por fim, a PSP aconselha
  • Os adeptos a não levarem chapéu-de-chuva; 
  • Todos os adeptos a se deslocarem para o Estádio de transportes públicos, evitando trazer as suas viaturas para as imediações do Estádio; 
  • Todos os adeptos a chegarem com antecedência, contando com as filas e com os procedimentos de segurança; 
  • Os adeptos do Vitória Sport Clube a fazerem a entrada pelo lado Sul do Estádio - PARQUE 1 – vindo diretamente da A9 (CREL) seguindo em direção à MARGINAL/ALGÉS; 
  • Os adeptos do Sport Lisboa e Benfica a fazerem a entrada pelo lado norte do Estádio, PARQUE 3 - vindo diretamente da A9 (CREL), passando sobre a A5, voltam à direita e seguem as placas de indicação ESTÁDIO e entram na A5, indo diretamente para o parque que fica paralelo à A5, lado sul. 
O Comando Metropolitano conta com a colaboração do público, no sentido do mesmo mediar conflitos e comunicar à Polícia ocorrências anormais que possam pôr em causa o sucesso do evento. Mais uma vez se realça, no sentido de tranquilizar todos os cidadãos, que a PSP está convicta que todas as medidas foram tomadas, permitindo assim uma festa de convivência saudável entre todos os participantes.

Comentários