Detido por Burla Qualificada e Furto

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública de Lisboa, através da Divisão de Investigação Criminal, hoje, pelas 08H00, procedeu à detenção fora de flagrante delito de um homem com 48 anos de idade, pelos crimes de Burla Qualificada e Furto.

Esta detenção surge na sequência do cumprimento de um mandado emitido pela autoridade judiciária no seguimento de uma investigação de burla qualificada e furto que durava já há cerca de 1 ano.

O agora detido dedicava-se à prática reiterada de burlas tendo como alvos preferenciais idosos em sérias dificuldades económicas e extremamente debilitados em razão da idade e do estado de saúde. 

Depois de selecionar as vitimas, o detido fazia-se passar por trabalhador de empresas tais como a PT, ZON, EPAL, entre outras empresas prestadoras de serviço, dizendo às vítimas que era representante das empresas supracitadas e que teria novos serviços para oferecer, serviços estes que iriam beneficiar o cliente, no entanto, teria que se proceder à adesão imediata pelo preço de 70 Euros. Ademais, o detido furtava também faturas dos lesados, permitindo-lhe ter na sua posse todos os dados identificativos das vítimas. 

Não obstante ter já sido indiciado em pelo menos 11 situações desta natureza, as investigações vão continuar no sentido de localizar ocorrências em que o suspeito tenha atuado da mesma forma.

No seguimento das diligências procedeu-se também ao cumprimento de um mandado de busca domiciliária à casa do detido tendo sido apreendido material que utilizava para a falsificação da matrícula do veículo que utilizava. 

O detido será presente no dia de amanhã a 1.º Interrogatório Judicial a fim de lhe ser aplicada a respetiva medida de coação.

Comentários