Detenção de 3 assaltantes conhecidos por BANDA DI ROLEX

O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, através da Divisão de Investigação Criminal, na noite da passada Quinta-feira, na cidade de Lisboa, deteve em flagrante delito três homens com idades entre os 27 e 35 anos, pela prática do crime de Roubo agravado. 

Os três suspeitos estavam já a ser investigados há cerca de 6 meses pela prática de vários crimes de roubo de relógios de elevado valor monetário nas artérias da baixa lisboeta, numa investigação levada a cabo pela PSP em coordenação com a Unidade Especial de Combate ao Crime Especialmente Violento do DIAP de Lisboa. 

Os suspeitos vinham de Itália propositadamente para cometer estes crimes, sendo que para o efeito circulavam pela cidade em scooters com matrículas falsificadas, onde procuravam os seus alvos: veículos de alta gama, cujos condutores possuíssem relógios caros no pulso esquerdo. 

Assim que era sinalizada uma potencial vítima, os assaltantes com recurso aos motociclos utilizavam vários modus operandi como bater no espelho retrovisor do carro visado, e, quando a vítima abria o vidro para arranjar o mesmo, surgia o pendura de outra scooter que violentamente lhe retirava o relógio do pulso, fugindo de imediato para uma das motos; ou noutras situações, à entrada do parque de estacionamento, quando a vítima retirava o ticket de entrada, os suspeitos retiravam-lhe o relógio com recurso à violência; e ainda em determinadas ocasiões, na via pública, seguiam a vítima apeada, se necessário, e quando achassem o momento certo para cometer o crime, abordavam-na de costas e retiravam-lhe o relógio, fugindo de imediato para uma moto com um condutor.

Os assaltantes permaneciam durante um curto período de tempo em Portugal para praticar tais ilícitos, sendo que alugavam veículos e ficavam em hotéis para passar despercebidos, como meros turistas. 
Os relógios roubados eram transportados para venda no mercado negro italiano. 

Os suspeitos foram detidos depois de terem acabado de roubar, na zona do Saldanha, um relógio Jaeger-LeCoultre no valor de 35.000 euros. Após o roubo acabaram por ser intercetados no túnel do Marquês de Pombal, na posse do relógio roubado, com a fivela partida. 

Na sequência da detenção, foram apreendidas as scooters usadas para o cometimento do roubo e foram apreendidos 10 telemóveis, cerca de 280 euros em dinheiro e vários documentos, entre os quais documentos de identificação possivelmente falsificados. 

Já no dia de ontem, foram efetuadas buscas aos quartos de hotel onde os mesmos estavam hospedados, tendo ainda sido apreendidos mais 7 relógios, 6 dos quais verdadeiros, nomeadamente: 
  • 3 Rolex, no valor estimado de 80.000 euros; 
  • 1 Patek Phillipe, no valor de 10.000 euros; 
  • 1 HUBLOT, com um valor estimado entre 15.000 a 20.000 euros; 
  • 1 Vascheron Constantin, com um valor estimado entre 15.000 a 20.000 euros. 
Depois de efetuadas diversas diligências junto das autoridades italianas relativamente à verdadeira identidade dos suspeitos, verificou-se que dois deles já são notoriamente referenciados pela polícia italiana, sendo um deles referenciado por crimes de tentativa de homicídio, rapto, agressões, roubo e recetação, outro por posse de arma proibida e, relativamente ao terceiro, não foi possível até então apurar a verdadeira identificação, pois o mesmo não possuía documentos na sua posse. 

Os detidos, sem antecedentes criminais em território nacional, serão presentes no decorrer do dia de hoje no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa a 1.º Interrogatório Judicial e aplicação da respetiva medida de coação.

Comentários