2 Detidos em Flagrante por Cash Trapping

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, ontem, pelas 19h57, na Av. 5 de Outubro, em Lisboa, procedeu à detenção em flagrante delito de dois homens com 26 e 34 anos de idade, pela prática do crime de Furto.

A Polícia de Segurança Pública, em coordenação com as várias entidades envolvidas no sistema bancário, tem centrado parte da sua ação operacional no combate ao fenómeno criminal do Cash Trapping.

Neste sentido, ontem, a entidade SIBS sinalizou junto da PSP que o seu sistema apresentava uma avaria, eventualmente fraudulenta, na Av. Da República e na Av. 5 de Outubro. Face a estes factos, os Polícias deslocaram-se para estes locais, tendo visualizado dois indivíduos que se tornaram suspeitos em virtude de andarem a passar constantemente junto a uma das instituições bancárias daquela zona, olhando por diversas vezes para as caixas ATM que ali se encontram.

Assim, foi efetuada uma vigilância aos dois indivíduos, tendo sido possível verificar que os mesmos estavam em conjugação de esforços, em virtude de estarem alternadamente a espreitar para apurarem se entrava alguém no balcão.

Ainda no local e face aos factos verificados, os indivíduos foram abordados pelos Agentes que, confrontados com o comportamento demonstrado durante a vigilância, afirmaram que momentos antes, tinham entrado numa das dependências bancárias da Av. 5 de Outubro e introduzido uma placa de metal na ranhura de modo a reter e capturar o levantamento de dinheiro, estando aguardar que alguém fosse fazer um levantamento monetário para, posteriormente, recolherem o dinheiro.

Face a estes factos, os polícias dirigiram-se à instituição bancária referida pelos suspeitos, no intuito de verificar a caixa ATM, constatando que efetivamente se encontrava colocada naquele aparelho uma chapa metálica, tapando a ranhura de saída do dinheiro que impedia a saída das notas.

A chapa foi retirada pelos Polícias verificando-se que na parte anterior da mesma se encontravam 90 Euros em notas do Banco Central Europeu coladas a esta chapa com o auxílio de uma fita adesiva de dois lados. 

Face a estes factos foram os suspeitos sujeitos a uma revista, tendo sido encontrado na sua posse dois cartões com banda magnética utilizados para aceder ao interior da zona de ATMs, uma nota de 10 Euros do Banco Central Europeu, um tubo de cola e um canivete multifunções.

Os detidos, em que o de 26 anos já está referenciado pela PSP pela prática deste tipo de crime na cidade do Porto no ano transato, sendo inclusivamente igualmente detido numa situação análoga, serão presentes no Tribunal de Pequena Instância Criminal de Lisboa para estarem presentes na qualidade de arguidos em audiência de julgamento.

Comentários