4 Detidos por Furto de Cobre em Condutas Subterrâneas

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Cascais, ontem, pelas 01h00, na rua Olivença, no Estoril, procedeu à detenção em flagrante delito de 4 homens, com idades compreendidas entre os 26 e os 38 anos, por Furto de Metais Não Preciosos. 

Os Agentes da PSP, quando seguiam em patrulhamento na freguesia do Estoril, visualizaram uma viatura parqueada de uma forma pouco habitual. 

Com o intuito de averiguarem se se encontrava alguém no interior do veículo, ao se aproximarem, constaram que se encontrava alguém a introduzir-se numa conduta subterrânea com o objetivo de furtar o cobre disponível naquele tipo de rede de comunicações. 

Depois de detidos, foi-lhes apreendido 26 partes de um cabo, devidamente dividido em segmentos de 1,60 m de comprimento e com 6,5 cm de diâmetro, a carrinha utilizada para o cometimento do crime e diverso material como serras, lanternas, guilhotinas, chaves de abertura de caixas e um guincho com corrente. 

É de referir que o modo de atuação dos suspeitos foi extremamente elaborado, atendo às modificações efetuadas no veículo utilizado que equiparam com um alçapão e um guincho próprio para içar os cabos em cobre das condutas subterrâneas. 

O valor do furto e dos danos provocados na rede de comunicações ascende a vários milhares de euros. 

Os detidos, em que apenas um deles não possui antecedentes criminais por crimes desta natureza e, inclusivamente, dois dos quatro já haviam sido detidos em flagrante em condições análogas a esta no ano transato, foram notificados para comparecer no decorrer do dia de hoje no Tribunal da Comarca de Cascais para efeitos da consequente audiência de julgamento na condição de arguidos.

Comentários