2 Homens Identificados e 1 Detido Por Furto Qualificado

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Cascais, na sequência de uma investigação que remonta a outubro de 2011, relacionada com a prática de furtos qualificados, no interior de veículos, durante a manhã de ontem, deu cumprimento a seis Mandados de Busca e Apreensão domiciliários, em Lisboa e Oeiras, bem como a quatro buscas em viaturas, tendo logrado identificado os suspeitos de coautoria dos crimes em investigação, 3 homens, entre os 40 e os 60 anos de idade, tendo inclusive detido um deles.

Em resultado das buscas domiciliárias e às viaturas, procedeu-se à apreensão de diversos utensílios especificamente utilizados para arrombamento das viaturas, designadamente martelos, punções ponta de diamante, furadores, luvas e material para estroncamento de fechaduras.

Durante o período em investigação, esta Polícia monitorizou os movimentos dos suspeitos, os quais já possuem antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza, conseguindo obter prova indiciária abundante contra os mesmos em pelo menos seis crimes de furto qualificado, os quais ascendem a largas dezenas de milhares de euros.

Nas vigilâncias efetuadas, esta Polícia constatou que os mesmos utilizavam manobras de contra vigilância e seguimento, habitualmente utilizadas pelas forças de segurança, dificultando grandemente a ação policial.

Os suspeitos utilizavam como modo de atuação a vigilância a instituições bancárias, sobretudo nas zonas de Cascais, Oeiras e Sintra, selecionando criteriosamente os clientes-alvo em função das elevadas quantias que levantavam, seguindo-os em viatura. Aproveitando um qualquer momento de descuido das vítimas, nomeadamente quando estas estacionavam o veículo que conduziam e se deslocavam para o exterior a fim de tratarem de qualquer assunto, arrombavam-no através de quebra de vidro ou estroncamento da fechadura, acedendo assim ao seu interior de onde furtavam a quantia monetária acabada de levantar. 

Embora seja comum o furto no interior de veículos, este tipo de furtos após a ida da vítima ao banco tem merecido uma especial atenção desta Polícia, uma vez que se tem percebido que é um modo recente de atuação, extremamente elaborado e organizado, que tem vindo a ser cada vez mais utilizado, o que requer especiais cuidados aquando da ida e levantamento de quantias monetárias nas instituições bancárias.

O detido vai ser hoje presente no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, para 1.º Interrogatório Judicial e aplicação da respetiva medida de coação.

Esta Polícia alerta a população em geral para a necessidade de tomarem especiais cuidados aquando dos levantamentos bancários, designadamente verificarem se poderão estar a ser vigiados os seus movimentos, nunca transportarem envelopes com dinheiro de forma visível, nem se separarem fisicamente das quantias monetárias que transportam seja a que pretexto for.

Comentários