Operação resulta na apreensão de viaturas e armas de uso militar envolvidas em roubos

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, com a colaboração da Divisão de Investigação Criminal e Divisão Policial da Amadora, efetuou durante o dia de ontem e hoje, uma operação de cumprimento de mandados de busca no âmbito de um inquérito em investigação na Esquadra de Investigação Criminal de Loures, coordenada pelo Ministério Público de Loures. 

O inquérito em investigação resulta da soma de vários inquéritos que visavam inicialmente a investigação de crimes de furto e viciação de viaturas na área metropolitana de Lisboa, tendo origem em diversas informações de polícias de patrulha (concretamente das Divisões Policiais da Amadora e de Loures) e uma análise dos dados por parte das Divisões de Loures e de Investigação Criminal de Lisboa.

Dos dados obtidos, e da investigação entretanto realizada, foi possível verificar indícios de um grupo de indivíduos com um grau de organização considerável que se dedicariam ao furto de viaturas automóveis e ao seu posterior desmantelamento, sendo as peças utilizadas noutras viaturas automóveis. 

Durante o dia de ontem a esquadra de Investigação Criminal de Loures efetuou buscas a duas garagens, uma na zona de Rio Maior e outra na zona de Sintra, onde se logrou a apreensão até ao momento de 5 viaturas automóveis, sendo que 2 das viaturas foram roubadas aos seus proprietários sob o método de ameaça com arma de fogo, e foi possível igualmente apreender peças de viaturas desmanteladas que haviam sido roubadas pelo mesmo método ou furtadas pelo método de chave falsa. 

No decorrer das buscas apreenderam-se ainda armas de fogo, nomeadamente uma metralhadora HK G36 com 30 munições, uma metralhadora tipo UZI com respetivo carregador, uma metralhadora AK 47 com o respetivo carregador completamente municiado, uma espingarda de ar comprimido com mira telescópica, uma pistola de alarme, e cerca de 120 munições de diversos calibres e ainda cordão detonante. Foram igualmente apreendidos diversos artigos de vestuário, mais concretamente roupas, gorros e luvas condizentes com o descrito pelas vítimas como sendo utilizados pelos suspeitos nos assaltos à mão armada.

Ainda no dia de ontem e hoje foram efetuadas buscas domiciliárias aos suspeitos no sentido de apreender diversa documentação e outros objetos que possam ser úteis à investigação, que ainda decorre, tendo-se apreendido igualmente a quantia de 4000 euros em dinheiro.

Importa destacar a colaboração prestada pela Guarda Nacional Republica na realização das buscas no dia de ontem, bem como a coordenação com a Polícia Judiciária na investigação em curso.

Nesta operação foram detidos até ao momento 4 suspeitos iniciados pela prática de crimes de roubo, furto e viciação, que têm entre 25 e 44 anos de idade, e antecedentes criminais por roubos e furtos da mesma natureza. Serão presentes a primeiro interrogatório judicial amanhã pelas 09H00 no Tribunal Judicial de Loures.

Comentários