Operação Especial de Prevenção Criminal Bairro Dr. Alfredo Bensaúde

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 2.ª Divisão Policial, no âmbito da sua atividade operacional, realizou ontem de manhã, juntado as diversas valências desta Polícia (Divisão de Investigação Criminal, Divisão de Trânsito, Corpo de Intervenção e demais reforços), e a par da colaboração com entidades externas (Epal, Gebalis e Lisboagás), uma Operação Especial de Prevenção Criminal no Bairro Dr. Alfredo Bensaúde, de natureza multifacetada, promovendo igualmente uma forte visibilidade policial, dissuasora de atos ilícitos.

Neste sentido, os resultados operacionais foram os seguintes:

Foram detidos 3 indivíduos por posse de arma proibida, tendo sido apreendidas 8 armas, nomeadamente: dois sabres, uma soqueira, uma espada, um punhal, uma catana, uma réplica de arma de fogo e uma arma de pressão de ar. Foram também apreendidas trinta e nove munições (calibre 12mm).

Procedeu-se à identificação de diversas dezenas de indivíduos, por ilícitos diversos, alguns dos quais conduzidos às instalações policiais para regularização de situações judiciais pendentes.

Ainda quanto a enquadramento criminal, foram detetadas 82 ligações ilícitas de fornecimento de água, a par de 11 ligações ilícitas de fornecimento de gás, das quais resultarem os correspondentes Autos de Notícia Criminais, quer com suspeitos identificados, quer contra desconhecidos, tendo sido repostas as ligações lícitas (minoria), pelos técnicos colaboradores.

Foram apreendidas vinte e sete caixas com roupa contrafeita (centenas de peças) e três caixas com sapatos, igualmente contrafeitos, e ainda algum produto estupefaciente, nomeadamente três pés de liamba e 0,25 g de haxixe.

Foi fiscalizado um estabelecimento comercial de restauração e bebidas, tendo sido elaborados dois autos de natureza contra-ordenacional.

No âmbito rodoviário, foram fiscalizadas 104 viaturas em todos os acessos do Bairro, tendo sido levantados diversos Autos de Notícia por Contra-Ordenação, por diversas infrações à legislação rodoviária, das quais se destacam:
  • Dois por inexistência de Seguro de Responsabilidade Civil; e
  • Dois por ausência de Inspeção Periódica Obrigatória.

Comentários