Sporting C.P. – S.L. Benfica

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP informa que hoje, pelas 20H15, no Complexo Desportivo Alvalade XXI – Estádio José Alvalade, vai realizar-se o encontro de futebol entre as equipas do Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica relativo à 11.ª jornada da Liga Zon Sagres, época 2012/2013.

De acordo com a legislação nacional em vigor, este jogo é considerado de risco elevado.

Espera-se uma lotação de cerca de 40.000 espectadores, sendo a grande maioria adeptos do Sporting C.P.

A hora oficial de abertura das portas ao público será às 18H15, no entanto, a Polícia de Segurança Pública iniciará o policiamento desportivo pelas 17H00, de forma a garantir a segurança de todos os espetadores e intervenientes no jogo e a regularização do trânsito nas imediações do Estádio.

Haverá, a partir desta manhã, um maior rigor na fiscalização dos estacionamentos irregulares, procurando que a circulação automóvel se faça com a fluidez possível, não havendo restrições ao trânsito, a não ser em situações pontuais de deslocação das equipas e claques.

Aconselha-se às pessoas que pretendam deslocar-se para a Alta de Lisboa, Lumiar ou até as piscinas do estádio que utilizem a Alameda das Linhas de Torres, a Rua Rainha Dona Amélia, evitando, desta forma, transitar na Av. Padre Cruz.

A PSP, através de uma caixa de segurança, fará o acompanhamento das claques do Benfica desde o Estádio da Luz até ao Estádio José Alvalade, havendo, por esta razão, restrições ao trânsito à sua passagem.

A Polícia destacou, para este encontro, um dispositivo policial entendido como necessário, proporcional e adequado às circunstâncias envolventes ao evento. Assim, diversas valências da PSP estarão presentes, tais como: Divisão Policial da área, Equipas de Intervenção Rápida, Divisão de Investigação Criminal, Divisão de Trânsito, Unidade Metropolitana de Informações Desportivas e o Corpo de Intervenção e o Grupo Operacional Cinotécnico da Unidade Especial de Polícia.

Com este dispositivo, a principal missão da PSP é garantir a segurança de pessoas e bens, quer no interior, quer no exterior e imediações do complexo desportivo, prevenindo furtos a pessoas, de e em automóveis, roubos, venda ilegal de bilhetes e quaisquer alterações da ordem pública, principalmente no que diz respeito a rivalidades entre claques e adeptos das equipas. 

A PSP relembra que, segundo a legislação em vigor, é crime, nomeadamente:
  • A distribuição e venda de títulos de ingresso falsos ou irregulares;
  • A prática de dano qualificado em transporte público, instalação ou equipamento utilizado pelo público;
  • Participação em rixa na deslocação para ou do espetáculo desportivo;
  • O arremesso, no recinto desportivo, de quaisquer objetos ou produto líquido;
  • A entrada não autorizada de qualquer pessoa na área de competição (relvado);
  • Ofensas à integridade física atuando em grupo.
Por fim, a PSP aconselha:
  • Todos os adeptos a se deslocarem para o Estádio de transportes públicos, evitando trazer as suas viaturas para as imediações do Estádio;
  • Todos os adeptos a chegarem com a mínima antecedência, contando com as filas e com os procedimentos de segurança inerentes ao jogo; e
  • No caso de serem utilizadas as viaturas particulares, o estacionamento em parques vigiados.
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP conta com a colaboração do público, no sentido do mesmo mediar conflitos e comunicar à Polícia ocorrências anormais que possam pôr em causa o sucesso do evento. Mais uma vez se realça, no sentido de tranquilizar todos os cidadãos, que a PSP está convicta que todas as medidas foram tomadas no sentido do evento proporcionar a todos os espetadores uma festa de convivência saudável entre os mesmos.

Comentários