Operação NIX Culmina com 14 Detidos

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no decorrer do dia de ontem, procedeu à detenção de catorze homens, com idades entre os 26 e os 49 anos de idade no âmbito da “Operação NIX”. 

Os indivíduos agora detidos pertencem a um grupo organizado que se dedicava ao exercício de segurança privada ilegal, em estabelecimentos de diversão noturna, tráfico de droga, bem como a um esquema organizado que passava pelo recrutamento de novos seguranças, através da condução de todo o processo de formação e ao recrutamento ilegal dos mesmos, mas que lhes permitia o exercício daquela atividade. 

Esta organização criminosa atuava em vários pontos do território nacional, desde Lisboa, Setúbal e Faro sendo por isso responsável pela colocação de vários seguranças nos estabelecimentos de diversão noturna naquelas cidades. 

Esta operação surge na sequência de uma investigação levada a cabo pela Polícia de Segurança Pública em coordenação estreita com a Unidade Especial Contra a Criminalidade Especialmente Violenta do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa e que se desenrolou ao longo de cerca de 8 meses. 

Após as várias diligências de recolha de prova, a PSP desencadeou esta operação de grande envergadura, iniciada cerca das 14H00 de ontem, e que se prolongou pela madrugada, culminando no cumprimento de 27 Buscas Domiciliárias, 24 Buscas não Domiciliárias em estabelecimentos diversão noturna, sedes de empresas de segurança privada distribuídas pelas áreas de Lisboa, Setúbal e Portimão e ainda em dezenas de veículos. 

Pela sua dimensão, esta operação envolveu elementos da estrutura de investigação criminal do Comando Metropolitano de Lisboa apoiados por outros meios deste Comando, bem como pela Unidade Especial de Polícia da PSP, com a colaboração do efetivo policial dos Comandos Distritais da PSP de Setúbal e de Faro e dos Comandos Territoriais de Faro e Setúbal da Guarda Nacional Republicana. 

Da operação, além das 14 detenções resultou a apreensão do seguinte material: 
  • 5 Armas de fogo ilegais, calibre 6.35 e 7.65 mm; 
  • 4 Armas Brancas, entre facas de abertura automática e soqueiras; 
  • 5 Bastões extensíveis; 
  • 8 Embalagens de Aerossóis; 
  • 160 Munições de vários calibres; 
  • 80 g de produto suspeito de ser Haxixe; 
  • 1 Colete balístico idêntico aos utilizados pelas forças de segurança; 
  • 9 Viaturas; 
  • 17 Computadores portáteis; 
  • 800 Euros em dinheiro do Banco Central Europeu; 
  • 27 Telemóveis; e 
  • Diversa documentação relacionada com a atividade do grupo. 
Refira-se que alguns dos suspeitos já possuem antecedentes criminais pelo cometimento de vários crimes da mesma natureza, nomeadamente posse e utilização de arma de fogo, ofensas à integridade física e tráfico de estupefacientes. 

Os detidos, em que um pertence ao efetivo da Polícia de Segurança Pública, serão presentes no decorrer do dia de hoje ao Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa param 1.º Interrogatório Judicial e aplicação das respetivas medidas de coação.

Comentários