Dois Detidos na Operação Recorte e 9 Automóveis Apreendidos

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, através da Divisão de Investigação Criminal, ontem, pelas 14H00, no Concelho de Tomar, procedeu à detenção de dois homens com 38 e 53 anos de idade pelo crime de furto e viciação de viaturas.

Os indivíduos agora detidos pertenciam a um grupo organizado que se dedicava ao furto e viciação de viaturas que posteriormente colocavam a circular no mercado automóvel nacional, sendo um deles o proprietário de uma oficina na zona de Tomar que era usada como local para depósito das viaturas furtadas, sendo igualmente nesse local que eram posteriormente viciadas com a alteração dos seus elementos identificativos.

Esta organização criminosa furtava viaturas em todo o território nacional através do recurso a chaves falsas e através da alteração de alguns mecanismos das viaturas, essencialmente de marcas francesas, cujos elementos identificativos preponderantes para a consumação do ilícito da viciação eram provenientes de países estrangeiros. 

Depois, as viaturas eram colocadas em vários estabelecimentos de venda automóvel, onde eram expostas ao público, sendo que foram localizadas e apreendidas viaturas viciadas que já haviam sido adquiridas por particulares nesses locais.

Assim, durante todo o dia de ontem, a Divisão de Investigação Criminal de Lisboa, no âmbito da Operação RECORTE, cuja investigação decorreu durante seis meses, efetuou três Buscas não Domiciliárias na zona de Tomar das quais resultou a apreensão de:
  • 9 Viaturas alteradas;
  • Vários componentes de automóvel.
Salienta-se que em 4 de outubro do corrente ano os mesmos indivíduos já haviam sido detidos pela DIC pelo mesmo ilícito, e tendo na altura sido apreendidas diversas armas de fogo e treze viaturas, conforme o comunicado que poderá consultar neste Link.

Os detidos serão presentes durante o dia de amanhã no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa para 1.º Interrogatório Judicial e aplicação de medidas de coação.

Comentários