Detido por Violência Doméstica e Sequestro após Intervenção do GOE

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, hoje, pelas 9h30, na rua Bento Jesus Caraça, na Brandoa, procedeu à detenção em flagrante delito de um homem de 46 anos de idade, pela prática dos crimes de Violência Doméstica e Sequestro.

Pela 01h00, os Polícias que efetuavam patrulha na freguesia da Brandoa foram informados de que estaria a ocorrer uma situação de violência doméstica na rua Bento Jesus Caraça. Ao lá chegarem, não conseguiram demover um suspeito para que o mesmo abrisse a porta da residência com o intuito de se apurar o que de concreto se passava naquela habitação.

Por haver suspeitas de que a esposa do homem estaria sequestrada no interior do imóvel pois eram audíveis os pedidos de socorro e, segundo uma testemunha, o suspeito estaria munido de armas de fogo, houve a necessidade de se acionarem meios mais especializados para o local para garantir a segurança nas imediações do local e uma possível intervenção tática.

Depois de no local da ocorrência já estarem presentes uma equipa de Negociadores e uma equipa de Reação Tática do Grupo de Operações Especiais (GOE), ambos da Unidade Especial de Polícia da PSP, pelas 05h00, e após solicitação dos negociadores da PSP, o suspeito libertou a sua esposa, que padecia de ferimentos ligeiros – hematomas – que informou que uma familiar sua também se encontrava no interior da residência e que se confirmava a existência de armas de fogo no imóvel para além de o suspeito ter espalhado diversas porções de pólvora pela casa.

Após uma hora, pelas 06h00, a familiar que ainda se encontrava na habitação abandonou a mesma, ficando o suspeito barricado na mesma.

Depois de uma longa negociação para que o indivíduo se entregasse à PSP, pelas 9h00, o GOE entrou na habitação conseguindo intercetar e deter o suspeito, ainda que o mesmo tenha tentado pôr cobro à sua própria vida, efetuando inclusivamente um disparo do qual não resultaram danos humanos ou materiais.

Na residência foram apreendidas duas armas de fogo, centenas de munições, oito carregadores e diverso material para se produzirem munições. Para além disto, constatou-se a existência de inúmeros materiais como pólvora e álcool que, dada a sua localização e disposição, poderiam despoletar um incêndio.

O detido foi transportado para o serviço de Psiquiatria do Hospital Fernando da Fonseca e será presente no Tribunal Judicial da Comarca da Amadora quando tiver alta médica do mesmo.

Comentários