Detido pelo Crime de Furto Qualificado

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, através da Divisão Policial de Sintra, no dia 12 de dezembro, no âmbito de um inquérito sob investigação, procedeu à detenção de um homem com 33 anos de idade, na zona de Algueirão - Mem Martins, em Sintra, pelo crime de Furto Qualificado. 

No passado dia 14 de setembro, quando os Polícias da PSP de Sintra patrulhavam a freguesia de Mem Martins, foi-lhes determinado que se deslocassem para um estabelecimento comercial na Rua da Azenha, onde se encontrava acionado um alarme devido à presença de três suspeitos no seu interior. De imediato, os polícias dirigiram-se para o local, tendo-se deparado com a porta de entrada semiaberta, com uma caixa registadora no exterior. 

Após vistoria ao interior do estabelecimento comercial, verificaram que a luz da casa de banho se encontrava acesa, motivo pelo qual os levou a verificar o seu interior, encontrando a porta trancada, sendo que de imediato se levantaram suspeitas de se encontrar alguém no seu interior. 

Após várias tentativas foi possível aceder ao interior da casa de banho, onde se depararam como o suspeito de 33 anos. Depois de sujeito a uma revista prévia, foi-lhe apreendido um telecomando de televisão e um grande volume de moedas no bolso do seu casaco. 

Depois de contatado o proprietário do estabelecimento comercial, que se deslocou de imediato ao local, o mesmo afirmou após uma pequena vistoria que haviam sido furtadas duas caixas registadoras e de um plasma que avaliou em aproximadamente 2.000 Euros, tendo informado ainda que cada caixa registadora fica sempre com um fundo de maneio de 200 euros em numerário do Banco Central Europeu. 

Num jardim próximo do estabelecimento comercial foi encontrada e recuperada a caixa registadora em falta, ainda com algum dinheiro no seu interior, que de imediato ficou na posse do proprietário, bem como o telecomando e as moedas que se encontravam na posse do suspeito intercetado que perfazia um total de 20 euros em moedas de cinquenta e vinte cêntimos. 

Este indivíduo, que já havia sido detido pela PSP por duas vezes pelo mesmo tipo de crime – Furto em Estabelecimento Comercial – para além de uma detenção por condução sem habilitação legal, estava amplamente referenciado por crimes contra o património e depois de presente a 1.ª Interrogatório Judicial, foi-lhe decretado, como medida de coação, Prisão Preventiva. 

Os restantes suspeitos colocaram-se em fuga, tendo o detido de 14 de setembro informado que fora um outro que procedeu à abertura da porta principal, com o auxílio de uma ferramenta, que posteriormente veio a ser identificado pelos elementos policiais nesse mesmo dia. 

Assim, no dia 12 de Dezembro, procedeu-se à detenção do terceiro suspeito de 33 anos de idade que atuava em coautoria com os outros dois indivíduos, sobretudo nas zonas de Mem Martins e Rio de Mouro, onde se introduziam em residências e/ou estabelecimentos comerciais, recorrendo ao método de arrombamento, escalamento ou chaves falsas. 

No âmbito das diligências subsequentes, a Polícia de Segurança Pública de Lisboa conseguiu estabelecer ligações a doze outros crimes da mesma natureza, continuando a explorar e investigar outras situações possivelmente relacionadas com o suspeito. 

O detido foi presente no Tribunal de Instrução Criminal de Sintra, para 1.º Interrogatório Judicial, tendo-lhe sido igualmente, aplicada a medida de coação de Prisão Preventiva.

Comentários