4 Carteiristas Detidos em Flagrante no Elétrico n.º 28

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 1.ª Divisão Policial, ontem, pelas 12h00, no Largo de Santa Luzia, em Lisboa, procedeu à detenção em flagrante delito de três homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 37 e os 55 anos de idade, por momentos antes terem cometido um furto no interior do elétrico n.º 28. 

Dois polícias, que tinham como missão específica tentar intercetar os denominados “carteiristas” no interior de transportes públicos, visualizaram que os quatro suspeitos já referenciados pela prática reiterada deste crime conjuntamente efetuaram furtaram a um casal de turistas a carteira. 

A suspeita, depois de se sentar, colocou um mapa da cidade de Lisboa por cima da mala da turista, de modo a ocultar-lhe a visão, retirando de seguida do interior da mesma uma carteira, enquanto os restantes suspeitos se encontravam nas imediações a vigiar. Um deles colocou-se em frente ao companheiro da vítima, para lhe obstruir a visão, tendo os outros dois, se posicionado, respetivamente, no início e fim do corredor do elétrico, por forma a impedir que os restantes utentes não circulassem entre os bancos onde se encontravam os lesados. 

Os suspeitos, em coautoria e através de astúcia e aproveitando o facto da vítima, uma turista de 47 anos de idade, não conseguir visualizar a sua mala e se encontrar distraída a apreciar a zona histórica da capital, furtaram-lhe a carteira, que continha vinte e sete euros e quarenta e cinco cêntimos em dinheiro do Banco Central Europeu. 

A equipa da PSP procedeu de imediato à detenção dos quatro suspeitos quando os mesmos abandonavam o local com o produto do furto, entregando os bens aos seus legítimos proprietários. 

Os detidos, sobre os quais pendem diversos processos inerentes a esta atividade criminosa, havendo indícios que fazem desta prática o seu modo de vida, serão presentes no decorrer do dia de hoje ao Tribunal de Pequena Instância Criminal de Lisboa para efeitos de audiência de julgamento.1.º interrogatório judicial e aplicação das respetivas medidas de coação.

Comentários