Burlona Detida em Flagrante em Cascais

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Cascais, ontem, pelas 20h30, no Estoril, procedeu à detenção em flagrante delito de uma mulher de 41 anos de idade e residente no Cartaxo, pela prática de dois crimes de Burla, praticados na área da comarca de Cascais. 

A burla consistia no anúncio fictício de arrendamento de apartamentos na zona nobre da freguesia do Estoril, através de um popular site de anúncios na internet, onde eram colocadas fotos do interior do imóvel, a preço inferior ao disponível no mercado imobiliário, tornando-se assim apelativo a possíveis interessados.

Depois das vítimas contactarem a suspeita, mostrando interesse no aluguer do imóvel, era combinado um valor para a efetivação do contrato de arrendamento e um local onde se encontrarem. 

Depois de efetuado o encontro e o respetivo pagamento, a suspeita, fazendo uso de identidade falsa, entregava uma chave, sem nunca acompanhar as vitimas até ao apartamento. Estas ao chegarem à morada indicada, verificavam que a chave não era daquela fechadura, momento em que se apercebiam de que tinham sido burladas. Ao tentarem contactar de novo a suspeita, a mesma já não mais atendia o telemóvel. 

A detenção da burlona foi possível devido à denúncia de um cidadão que tinha conhecimento duma burla recente em moldes idênticos, também na zona do Estoril, em que foram vitimas dois outros cidadãos, decidindo, por isso, alertar a PSP.

Os Agentes de investigação criminal, na posse da informação onde a suspeita iria contactar com o referido cidadão, montaram uma vigilância no local e verificaram a suspeita a receber a quantia monetária de 405 Euros para efetivação do contrato de arrendamento, enquanto disponibilizava uma chave de um suposto apartamento.

Depois de detida, os Polícias sujeitaram a mesma a uma prova de reconhecimento presencial por parte dos lesados de uma burla ocorrida no Estoril, o que se viria a confirmar. 

Para além deste dois casos, os investigadores conseguiram ainda apurar que a suspeita terá burlado duas outras pessoas, utilizando o mesmo método, pelo que irão continuar as diligências de investigação no sentido de tentar apurar as respetivas identidades e localizar eventuais denúncias já formalizadas num qualquer departamento policial.

No decorrer da detenção, apreendeu-se à suspeita um computador portátil, duas pen-drives, dois telemóveis e contratos de arrendamento falsificados, material este utilizado para a prática das burlas.

A detida foi notificada para comparecer hoje no Tribunal Judicial da Comarca de Cascais, tendo o processo sido remetido para a fase de inquérito para a consumação de atos processuais, nomeadamente a descoberta de outros crimes de Burla efetuadas pela mesma suspeita.

Neste âmbito, a Polícia de Segurança Pública solicita aos cidadãos que tenham sido lesados utilizando-se este tipo de Burla e idêntico modo de atuação sobre imóveis do concelho de Cascais, que informem a Esquadra de Investigação Criminal da Divisão de Investigação Criminal através do número 214826850 para que se possa averiguar se existe alguma ligação com a suspeita.

Comentários