2 Detidos em manifestação


O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, ontem, nas imediações da Assembleia da República, procedeu à detenção de dois homens com 22 e 33 anos de idade pelo crime de Resistência, Coação e Ameaças sobre Funcionário.
Pelas 15h30, no âmbito da Concentração – Cerco a S. Bento, começaram-se a aglomerar frente à escadaria da Assembleia da República algumas centenas de manifestantes com um comportamento pacífico e ordeiro.

Posteriormente, pelas 20h00, verificaram-se alterações à ordem pública por parte dos manifestantes, que além de outras incivilidades e desrespeito à segurança e tranquilidade públicas, incluindo destruição do mobiliário urbano, danificação de grades policiais e rebentamento de petardos, arremessaram diversas pedras e garrafas de vidro ao dispositivo da PSP, que efetuava a segurança no local.

No decorrer da referida desordem, verificaram-se os seguintes resultados:
  • 2 Detidos, de 22 e 33 anos de idade, por resistência, coacção e ameaças sobre funcionário, sendo que 1 deles necessitou de tratamento hospitalar;
  • 3 Identificados, de 18, 26 e 51 anos de idade, por incivilidades;
Resultaram do arremesso de pedras e garrafas contra o efectivo policial:
  • 11 Polícias feridos que receberam tratamento no local, à exceção de 3 que necessitaram de deslocação ao hospital;
  • 3 viaturas da PSP danificadas;
  • Vários capacetes de protecção policiais danificados;
  • Dezenas de viaturas civis danificadas.

Os detidos foram notificados para comparecerem hoje, pelas 10h, no Tribunal de Pequena Instância Criminal de Lisboa para efeitos de julgamento em Processo Sumário, tendo os mesmos comparecido, mas ainda sem resultados.

Comentários