Detidos por Burla Qualificada com Dinheiro Falso

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, através da Divisão Policial de Cascais, ontem, pelas 21h35, na Estação da Gare do Oriente procedeu à detenção em flagrante delito de dois homens, com 31 e 38 anos de idade, pela prática dos crimes de Burla Qualificada, Contrafação e Passagem de Moeda Falsa.

A situação foi despoletada através de uma denúncia efetuada momentos antes na Esquadra de Investigação Criminal daquela Divisão, que dava conta que dois indivíduos, alegando pretenderem realizar um negócio de compra de imóvel em Cascais, avaliado em 475.000 Euros, haviam recebido da vítima 2.000 Euros, dinheiro este que serviria para supostamente os suspeitos fazerem transportar do estrangeiro uma mala que continha o valor acordado para a compra da habitação.

O lesado, depois de fornecer o valor pretendido (2.000 Euros), foi contactado por um dos suspeitos a solicitar o pagamento de mais 3.000 Euros para conseguir libertar a quantia combinada que se encontrava retida em Madrid, proveniente de Angola, altura em que o mesmo contactou a PSP.

Assim, após a vitima e suspeitos terem combinado um ponto de encontro para a transação, a PSP intercetou os ora detidos, apreendendo a mala que continha 6 volumes de notas embalados em papel celofane.

Depois de analisados os volumes, apurou-se que os mesmos continham fotocópias de notas de 100 e 200 euros nas extremidades e no meio apenas papel em branco com o mesmo formato, um método vulgarmente designado por “PACO”, sendo que as notas semelhantes às verdadeiras não possuíam as marcas de segurança habituais e facilmente visíveis a olho nu, para além de haver várias repetições dos números de série das notas, o que reforçou a suspeita de se tratar de dinheiro falsificado. 

Os detidos, sem antecedentes criminais em território nacional, serão presentes no Tribunal de Instrução de Lisboa em sede de 1º Interrogatório Judicial a fim de lhes ser aplicada medida de coação no decorrer do dia de hoje.

Comentários