3 Detidos por roubos violentos em Lisboa e Algarve


O Comando Metropolitano de Lisboa, da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, na passada 3.ª Feira, 14 de Agosto, cerca das 20H00, na Autoestrada nº12 (A12), junto às Portagens do Pinhal Novo, procedeu à detenção de 3 homens, com idades compreendidas entre os 22 e os 24 anos de idade, pelo cometimento de pelo menos 5 crimes de roubo em Faro, Portimão e Loulé.

Desde o início de Junho que um grupo de indivíduos se encontrava a ser investigado pelo cometimento de vários crimes de roubo ocorridos na área metropolitana de Lisboa e, nas últimas duas semanas, também na zona do Algarve, a saber, Faro, Portimão, Albufeira e Loulé. Deste grupo, 2 indivíduos já haviam sido detidos pela Divisão de Investigação Criminal, e sujeitos a prisão preventiva, tendo agora sido detidos mais 3 elementos.

O grupo em investigação dedicava-se à prática reiterada de roubos violentos, recorrendo usualmente ao mesmo modo de actuação, nomeadamente, os suspeitos de forma concertada selecionavam os potenciais alvos e sujeitava-nos a uma prévia vigilância e seguimentos. 

Após verificadas as condições ideais para o efeito, concretizavam o ilícito. As vítimas eram assim surpreendidas na via pública ou acesso às residências, e através de estrangulamento ao pescoço (“gravata”), eram deixadas inanimadas, permitindo de imediato o ouro que as mesmas ostentavam. Posteriormente colocavam-se em fuga com o apoio de uma viatura.

Assim, no pretérito dia 14 de Agosto, 3 indivíduos do grupo deslocaram-se para o Algarve, com a clara intenção de aí poderem efetuar novos ilícitos, tendo efetuado durante o dia pelo menos 5 crimes de roubo, especificamnete 3 em Faro, 1 em  Portimão e 1 em Loulé. Após o cometimento dos ilícitos, os indivíduos deslocaram-se para Lisboa com o propósito de venderem as peças de ouro que haviam subtraído. 

Foi então delineada uma operação policial que logrou intercetar os suspeitos quando circulavam na A12, próximo do Pinhal Novo, tendo igualmente sido possível apreender diversos artigos em ouro, alguns deles já entregues às 5 vítimas que efetuaram reconhecimentos, assim como a viatura utilizada. 

De referir que devido à violência empregue pelos suspeitos, várias vítimas foram transportadas para unidades hospitalares por terem sofrido diversas escoriações e de modo a efetuarem exames médicos devido à avançada idade, uma delas com 94 anos de idade.

No seguimento das diligências efetuadas, foi possível recuperar e entregar os artigos em ouro que haviam sido subtraídos no dia 14. Foram também efetuadas buscas domiciliárias às residências dos detidos, tendo sido possível apreender no total (residências e viatura onde os suspeitos circulavam) o seguinte material, avaliado em 3500€:

  • 5 fios em ouro, 
  • 5 pulseira em ouro,
  • 1 medalha em ouro,
  • 4 Cruxifixo em ouro,
  • 1 fecho em ouro,
  • 2 elos em ouro, 
  • 1 aliança em ouro.
  • 1 anel em ouro com uma pedra de cor preta.

Com efeito, foram efetuadas diligências de investigação que permitiram imputar aos indivíduos detidos o cometimento de pelo menos 10 crimes de roubo, sendo 5 já estão confirmados pelas vítimas, através do mesmo modo de actuação, praticados na zona Lisboa, Oeiras, Loures, Cascais e Algarve. Sendo que os mesmos são ainda suspeitos da autoria de diversos roubos na zona da Nazaré, Lisboa e Algarve. 

Os detidos já possuem antecedentes criminais pelo cometimento de vários crimes da mesma natureza, serão presentes, durante o dia de hoje, no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa para 1.º Interrogatório Judicial e aplicação de medidas de coação.

Existem peças em ouro que ainda não foi possível correlacionar com lesados, pelo que a PSP apela a que possíveis vítimas através do mesmo modo de actuação apresentem denúncia.



Comentários