Detido com 8 Armas de Fogo e mais de 1.000 Munições

O Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública de Lisboa, através da Divisão de Investigação Criminal, no passado dia 19 de julho, na zona do Lumiar, deteve um homem com 55 anos de idade através do cumprimento de um mandado de detenção, no âmbito de um processo de Violência Doméstica. 

A detenção surge na sequência de uma investigação que durou poucas semanas uma vez que logo após a notícia do crime se percebeu a gravidade da situação e a necessidade de uma intervenção urgente. 

O suspeito apesar de partilhar a mesma residência com a família, fazia-o sem manter qualquer vida conjugal e familiar. No entanto, ao longo de vários anos que exercia violência física e psicológica sobre a sua família, apesar destas nunca o terem denunciado por medo. 

Refira-se que o suspeito demonstrava um comportamento agressivo para com as vítimas, para além de as ameaçar constantemente que ateava fogo a elas ou à própria residência. Essa ameaça era consubstanciada com facto de o suspeito ter armazenado na dispensa da habitação um recipiente com cerca de 20 Litros de combustível. 

Por existir também indicação que o suspeito era detentor de várias armas, no âmbito da dita investigação, foi solicitado à autoridade judiciária a emissão de mandados de busca à residência do suspeito, tendo como resultado a apreensão do seguinte material: 
  • 8 Armas de fogo, em que apenas duas estavam legais, nomeadamente:
    • 3 Caçadeiras; 
    • 2 Carabinas;
    • 3 Espingardas;
    • 2 Armas brancas; e 
    • 1.021 Munições de calibres 12, 20 e 22. 
O detido foi ontem presente à Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido decretado como medida de coação o Termo de Identidade e Residência e a obrigatoriedade de abandonar a residência na posse de todos os seus bens em quatro horas, obrigação esta que decorreu com o acompanhamento da PSP.

Comentários