Quatro Carteiristas Detidos em Flagrante Delito

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 21 de junho, pelas 11H45, procedeu à detenção em flagrante delito de duas mulheres, com 30 e 42 anos de idade, por furto de carteira, a um turista inglês, com 60 anos, na paragem do autocarro n.º 37 da Carris, junto ao Castelo de S. Jorge, em Lisboa. 

A detenção deu-se em flagrante delito quando dois Agentes que se encontravam no local integrados numa ação de prevenção deste tipo de crime e com a missão específica de vigiar as movimentações dos carteiristas, se aperceberam das suspeitas, já conhecidas desta Polícia por se dedicarem a este tipo de ilícitos, que se encontravam a rodear um passageiro com uma atitude suspeita. 

As duas mulheres selecionaram a vítima na paragem, encostaram-se à mesma e, enquanto uma vigiava, a outra abriu o fecho da bolsa que o turista transportava a tiracolo, introduzindo a mão no seu interior, retirando um maço de notas de cerca de 250 Euros em numerário do Banco central, o qual entregou de imediato à que se encontrava a vigiar, escondendo as notas no vestuário. 

O lesado não se apercebeu que tinha sido furtado, sendo alertado pelos polícias que já se encontravam com as detidas e o dinheiro, o qual foi entregue ao seu legítimo proprietário. 

As duas detidas, já referenciadas por esta Polícia e com antecedentes criminais por este tipo de ilícito, encontram-se a ser presentes ao Tribunal de Instrução Criminal, para serem submetidas a Primeiro Interrogatório Judicial, para aplicação de medida de coação. 

No mesmo dia, pelas 19H55, polícias daquela Divisão Policial procederam à detenção em flagrante delito de dois homens, com 39 e 48 anos de idade, por furto de uma mochila, a um cidadão português, com 27 anos de idade, na Praça D. Pedro IV, em Lisboa. 

A detenção deu-se em flagrante delito quando um Agente que se encontrava de folga apercebeu-se dos agora detidos, conhecidos desta Polícia por se dedicarem a este tipo de ilícitos, a rodearem um casal, que estava sentado num banco público na Praça D. Pedro IV. 

Os suspeitos, em número de três, sendo que um deles conseguiu escapar, tendo em conta o facto do elemento policial estar sozinho, posicionaram-se próximos do casal, enquanto dois ficaram de vigia, o outro aproximou-se do lesado e, aproveitando um momento de distração, pegou na mochila do chão, colocando-a às costas, e em passo acelerado ausentou-se do local seguido dos outros suspeitos, sendo de imediato intercetados pelo Agente. 

O lesado não se apercebeu do ilícito, tendo avaliado o furto em 245 Euros, tendo a mochila com todos os seus bens sido recuperada e entregue ao seu legítimo proprietário. 

Os dois detidos, já referenciados por esta Polícia e com antecedentes criminais por este tipo de ilícito, foram hoje presentes ao Tribunal de Pequena Instancia Criminal, sendo que o processo baixou para inquérito.

Comentários