PSP Captura Mais um por Roubos por Esticão na Linha de Sintra

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 29, pelas 20h00, no Casal da Mira, procedeu à detenção de um homem de 21 anos de idade no cumprimento de um Mandado de Detenção, emitido pela Autoridade de Polícia Criminal, no âmbito de um inquérito em que se investigava a atividade de um grupo que se dedicou à prática de roubos por esticão nos comboios na Linha da CP de Sintra. 

Como se havia dado nota no passado dia 29 de Março, no Comunicado de Imprensa 132.PSP.LX.12 difundido pelo Comando Metropolitano de Lisboa, dois suspeitos que compunham o mesmo grupo do agora detido encontram-se atualmente em prisão preventiva, a aguardar julgamento. 

Este suspeito de 21 anos, que está referenciado por vários roubos por esticão em transportes públicos, viajou para fora do território nacional com o claro objetivo de evitar a ação da Justiça, o que invalidou a sua detenção. Assim que regressou e foi localizado, foi possível proceder à sua interceção. 

Nos roubos, os arguidos agiam de forma concertada combinando entre si roubar objetos, nomeadamente fios de ouro, aos passageiros que viajavam nos comboios da Linha de Sintra. Para tal, delineavam estratégias de atuação conjunta, onde cada um tinha a sua tarefa bem definida, nomeadamente, quem é que realizava o esticão, puxando o objeto em ouro, e quem ficaria de vigia e a segurar as portas, para assim garantirem o sucesso da sua atividade. 

Os roubos praticados revestiram-se de especial violência e perversidade, existindo alguns casos em que as vítimas chegaram a ser agredidas com pontapés e murros, tirando sempre vantagem da superioridade numérica que possuíam. 

Os roubos renderam mais de 2000 euros, no entanto, sujeita-se agora a uma pena que pode ir dos 3 aos 15 anos. Ontem, depois de ser presente a 1.º Interrogatório Judicial no Tribunal de Instrução Criminal, foi-lhe aplicada a medida de coação de PRISÃO PREVENTIVA.

Comentários