Desmantelada Rede de Tráfico de Estupefacientes pela PSP de Lisboa

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, hoje, na cidade de Santarém, procedeu à detenção em flagrante delito de seis homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 21 e os 49 anos de idade, pelo crime de tráfico de estupefacientes. 

A operação decorreu entre as 21H55 de ontem e as 03H45 de hoje, sendo que as detenções dos suspeitos resultaram de uma investigação que se prolongou durante 6 meses, com o cumprimento de 9 mandados de busca domiciliária e 3 mandados de busca não domiciliária. 

Esta rede também com ligações à cidade de Lisboa, dedicava-se à venda de produto estupefaciente, nomeadamente Cocaína e Haxixe, a indivíduos que os contactavam, numa das zonas nobres da cidade de Santarém, para adquirirem estupefaciente para consumo próprio e também para posterior revenda nas cidades de onde eram originários. 

O líder deste grupo, um homem com 49 anos de idade, para além da atividade ilícita a que se dedicava e que lhe permitia a aquisição de bens patrimoniais de elevado valor, fruto do lucro resultante do tráfico, geria também um estabelecimento comercial de restauração e bebidas e outro de venda de automóveis usados, ambos em Santarém. A sua companheira de 21 anos de idade e também detida revelou-se como uma das principais colaboradoras do mesmo. 

As buscas, para além das detenções dos suspeitos, permitiram ainda apreender o seguinte material: 
  • 458,30 g de produto suspeito de ser estupefaciente (COCAÍNA) correspondentes a 4.583 Doses individuais e com um valor de mercado aproximado de 14.000 Euros
  • 16.701,65 g de produto suspeito de ser estupefaciente (HAXIXE), correspondentes a 83.508 Doses individuais e com o valor comercial aproximado de 40.000 Euros
  • 19.680,00 € em numerário do Banco Central Europeu; 
  • 5 Armas: 
    • 4 Armas de fogo – espingardas de calibre 12; 
    • 1 Pistola de calibre 6,35mm; 
  • 4 Balanças de precisão; 
  • 4 Viaturas; 
  • Diversa documentação; e 
  • Vários objetos utilizados na preparação e corte de produto estupefaciente para venda. 
Os detidos, alguns com antecedentes criminais relacionados com tráfico de estupefacientes, vão ser amanhã presentes, no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa para 1.º Interrogatório Judicial e aplicação de medidas de coação. 

É de realçar que no passado dia 20 de Abril, a Divisão de Investigação Criminal já havia procedido à apreensão de mais de 40 Kg de produto suspeito de ser estupefaciente, conforme foi difundido no dia 24 de Abril através do Comunicado de Imprensa.

Comentários