7 Detidos pelo Crime de Roubo

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, no dia de ontem, procedeu à detenção de 7 homens, com idades compreendidas entre os 16 e os 38 anos de idade, pelo crime de roubo.
A primeira ocorrência decorreu, pelas 17H25, na Avenida do Colégio Militar, em Lisboa, tendo a 3.ª Divisão Policial procedido à detenção de quatro homens, com idades compreendidas entre os 16 e os 17 anos.
Quando os polícias patrulhavam a área, receberam a notícia de que naquela avenida estaria um grupo composto por oito elementos, seis do sexo masculino e dois do sexo feminino, que estaria a efetuar roubos aos cidadãos que ali passeavam. Neste sentido, a equipa da PSP deslocou-se àquele local e foi informada por um menor e pela mãe do mesmo que teriam sido vítimas de roubo, com recurso à coação física e psicológica, pelo grupo acima mencionado, tendo-lhes sido subtraído a quantia monetária de 15 Euros do Banco Central Europeu e um telemóvel.
Posteriormente, os mesmos polícias foram abordados por um casal que comunicou ter sido agredido e ameaçado com uma navalha pelo grupo, subtraindo-lhe um par de óculos, junto ao Largo da Revista Militar, e forneceram também indicações e características que em tudo coincidiam com as informações já recolhidas, não restando qualquer dúvida de que se tratava do mesmo grupo de oito elementos.
Foram acionados para o local mais meios policiais que munidos das informações fornecidas, auxiliaram na interceção e consequente detenção de alguns elementos do grupo no local que foram imediatamente reconhecidos pelas vítimas como sendo os autores dos roubos.
Os bens subtraídos não foram recuperados até à data, uma vez que, segundo os detidos, foram entregues ao líder do grupo, que se colocou em fuga para parte incerta.
Para além da navalha utilizada para a intimidação e ameaça às vítimas, foram ainda apreendidos 3 telemóveis, que se suspeita terem sido obtidos de forma ilícita.
Os restantes 4 suspeitos que não foram detidos já se encontram identificados, estando a PSP a desenvolver esforços no sentido de os localizar a fim de também serem responsabilizados pela sua participação na ação criminosa.
Posteriormente, pelas 22H00, no Largo do Ministro, na Ameixoeira, a Divisão de Investigação Criminal procedeu à detenção em flagrante delito de três homens, com idades compreendidas entre os 18 e os 38 anos, por roubo pelo método de esticão, sendo utilizada uma viatura para o efeito.
Os suspeitos, de forma concertada, pelas 21H45, na Calçada do Poço, em Lisboa, efetuaram um roubo a uma senhora de 71 anos de idade, tendo-lhe sido subtraído a mala que a mesma transportava, com valores no seu interior avaliados em cerca de 200€ e os seus documentos pessoais.
Depois de recolher informações e analisar algumas ocorrências passadas que se enquadravam naquele modo de atuação, foi possível verificar que uma viatura com as mesmas características se encontrava associada a este tipo de ilícitos, nomeadamente a roubos pelo método de esticão.
Após alguns minutos, foi possível localizar uma viatura suspeita, na Azinhaga da Cidade, que ao aperceber-se da presença policial tentou fugir à PSP, não o conseguindo, sendo de imediato intercetada.  
No seguimento das diligências efetuadas, verificou-se que havia sido aquela a viatura interveniente no assalto e foi possível recuperar quase todos os artigos subtraídos à vítima, alguns que se encontravam na posse dos detidos e outros que os mesmos haviam arremessado para o exterior da viatura quando tentavam despistar os políciias.
Além dos artigos recuperados e entregues à vítima, foram ainda encontrados no interior da viatura utilizada outros artigos também eles roubados pelos suspeitos o que permitiu indiciá-los pelo cometimento de pelo menos mais três crimes de roubo através do mesmo modo de actuação.
Os 4 detidos de 16 e 17 anos de idade estão referenciados por esta Polícia pelo cometimento de diversos ilícitos enquanto que os restantes 3 já possuíam antecedentes criminais por crimes similares de roubo.

Todos eles serão hoje presentes no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, para 1.º Interrogatório Judicial e aplicação das respetivas medidas de coação.

Comentários