Detido na Posse de 5 Notas Falsas de 50 Euros

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Oeiras, ontem, pelas 08h00, num Posto de Abastecimento de Combustível, em Carnaxide, procedeu à detenção de 1 homem de 39 anos de idade, pelo crime de falsificação de moeda. 

Os polícias da área quando se encontravam de serviço na Avenida do Forte, em Carnaxide, foram abordados por uma funcionária a mencionar que havia recebido uma nota de 50 Euros supostamente falsa. Após uma inspeção à referida nota, verificou-se que a mesma não possuía a marca de água e a zona rugosa que normalmente fazem parte da composição das notas do Banco Central Europeu. 

A funcionária informou que o indivíduo que havia efetuado o pagamento com o dinheiro falso se encontrava a abandonar aquele espaço comercial naquele instante, pelo que o mesmo foi de imediato intercetado. É de referir que, antes da abordagem ao suspeito, o mesmo quando se apercebeu que ia ser intercetado, acelerou a marcha com o intuito de se colocar em fuga. 

Durante a sua interceção, em que se teve de se recorrer à força estritamente necessária para se efetivar a detenção derivado à resistência do suspeito, o mesmo tentou desfazer-se dissimuladamente de uma carteira que continha no seu interior quatro notas, com o valor facial de 50 Euros, todas com o mesmo número de série da nota anteriormente apreendida. 

Ao ser informado que a nota com que tinha efetuado o pagamento apresentava indícios de ser falsa, o indivíduo, num primeiro momento, respondeu que desconhecia a não autenticidade da referida nota. Num momento posterior, depois de realizadas inúmeras diligências processuais, o detido acabou por afirmar perentoriamente que havia comprado as 5 notas falsas por 10 Euros, cada uma. 

Em virtude de existirem fortes indícios do suspeito possuir mais notas falsas, foi efetuada uma busca domiciliária à sua residência, não tendo sido encontrada mais nenhuma nota. 
Apurou-se igualmente, após contato com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que o detido é titular de uma autorização de residência caducada desde 1996. 

Da detenção resultaram ferimentos ligeiros no policia que teve necessidade de se deslocar ao hospital para despiste de algumas doenças, nomeadamente do vírus HIV, Tuberculose e Hepatite, derivado ao facto de haver a suspeita do individuo ser portador das mesmas. 

O detido foi presente no Tribunal Judicial da Comarca de Oeiras, para 1.º Interrogatório Judicial, tendo-lhe sido aplicado como medida de coação apresentações periódicas na esquadra policial da área de residência.

Comentários