Detido sem Carta de Condução a Abastecer com Cartão Furtado

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, ontem, pelas 20h, na Av. Padre Cruz, procedeu à detenção de 1 homem de 35 anos pelo crime de condução sem habilitação legal e abastecimento de combustível ilegal utilizando um cartão furtado.
Os polícias ao avistarem um veículo ligeiro de mercadorias num posto de abastecimento de combustível com as características de uma viatura que está referenciada por fazer o abastecimento ilegal de combustível em reservatórios com grande capacidade utilizando cartões de abastecimento furtados, roubados ou clonados, decidiram efetuar uma fiscalização ao mesmo.
O indivíduo, ao constatar a presença policial, colocou o seu veículo em andamento sem o abastecer, o que levantou suspeitas, tendo-se iniciado nesse momento um seguimento à viatura em questão. Depois de garantidas as condições de segurança, tanto para os intervenientes na situação como para os demais utilizadores da via, foi ordenado ao suspeito que imobilizasse a sua viatura, o que foi prontamente acatado.
Ao fiscalizar-se o condutor e o automóvel, veio-se apurar que o suspeito não possuía habilitação legal para a condução de veículos, e que na viatura se encontravam oito bidões de 200 litros próprios para líquidos na parte traseira da viatura e que viriam a ser apreendidos posteriormente conjuntamente com 264.08 litros de gasóleo. Confrontado com a posse destes recipientes, o suspeito afirmou que havia comprado um cartão de combustível (Galp Frota) por 100 Euros, para posteriormente vender o combustível que conseguisse abastecer. Estes abastecimentos ilícitos têm como finalidade a posterior venda a preços especulativos abaixo dos valores pelos revendedores oficiais.
Depois de contatado o legítimo proprietário do cartão, o mesmo referiu que o mesmo havia sido furtado em Samora Correia e que já havia sido lesado no valor de 395.32 Euros, em virtude de vários abastecimentos ilegais deste género.
O detido, com vários antecedentes criminais nestes tipos de crimes, nomeadamente detido por esta PSP por 6 vezes por ser intercetado a conduzir sem habilitação legal para tal, está neste momento a ser presente ao Tribunal de Instrução Criminal para aplicação da respetiva medida de coação.

Comentários